Tecnologia no combate à desnutrição: lançamento de nova plataforma
4 de agosto de 2016 - 16:52
Na véspera do inicio dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a tecnologia surge com uma nova função: combater a desnutrição. Nesta quinta-feira (4), será lançada uma plataforma tecnológica que deve conectar pesquisadores de diversos países em uma rede global voltada para a nutrição e a segurança alimentar em todo o mundo.
O projeto foi nomeado como “Nutri SSAN – Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar” e a previsão é que esteja estruturado até o fim de 2016 e inicie o funcionamento no início do próximo ano. A escolha pelo combate á desnutrição surgiu no encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012, em uma parceria Brasil e Inglaterra, para que as Olimpíadas deixassem um legado social.
A primeira estratégia utilizada foi o lançamento da iniciativa “Nutrição para o Crescimento”, em Londres, onde governos de 94 países assumiram o compromisso de reunir esforços para combater a desnutrição em 2013. Na ocasião, o Brasil propôs a criação de três redes voltadas à segurança alimentar e nutricional: uma rede global de ensino, pesquisa e extensão; de parlamentares; e também de operadores do direito. Todas essas redes vão utilizar a plataforma Nutri SSAN, que está em fase de estruturação.
A Nutri SSAN foi desenvolvida por meio de parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Fonte: MCTIC
Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice – 3101.6607
Caio Albuquerque Pinheiro
Estagiária: Gabriela Vieira