Alunos do curso técnico do IFPI realizam visita à Etice

27 de setembro de 2016 - 17:05

Plano estratégico e fortalecimento no campo da tecnologia da informação e comunicação atrai olhares

Na manhã da última sexta-feira (23), o Gerente do Escritório de Projetos (GEPRO) da Etice, Sérgio Brito, apresentou palestra sobre o principal projeto da empresa (CDC) aos alunos do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Na ocasião, falou sobre o surgimento do Cinturão Digital do Ceará, como se deu o desenvolvimento da rede de fibra ótica ao longo dos anos, além de mostrar toda a infraestrutura de alta tecnologia inovadora e moderna, que ajuda a fomentar o desenvolvimento econômico e social do Estado.


Durante a apresentação, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar diversas dúvidas sobre os sistemas de cabeamento (aéreo e subterrâneo), as dificuldades para a implementação, a validade dos cabos, a segurança desses cabos de fibra ótica, os problemas enfrentados pela instituição e os objetivos futuros.


O aluno Emanuel José da Silva Junior, 22 anos, diz que é tudo muito interessante e que na área tem muito conteúdo para se aprender. “Essa visita é muito positiva pra gente, é uma oportunidade única para adquirirmos mais conhecimento e observarmos na prática aquilo que aprendemos em sala de aula. Além de ser um incentivo a pesquisar mais, se dedicar com mais afinco nos estudos, e no futuro estar mais preparado para chegar ao mercado de trabalho. O CDC é um projeto que serve de referência ao Piauí, e seria muito interessante se nosso estado tivesse algo semelhante”, afirma.


“A nossa motivação em trazer os alunos para essa visita, é que eles possam observar na prática o que eles vivenciam em sala de aula. Dessa forma, facilitamos o ensino e aumentamos o aprendizado, tanto do aluno, como do professor. A gente procura visita técnica, justamente por isto, para que eles vejam como é a realidade da profissão que eles escolheram”, incentiva a coordenadora do curso de Informática do IFPI, Elane Cristina da Rocha.


Já o estudante Rafael Pereira, 19 anos, que além de fazer o curso técnico em informática, cursa em paralelo o ensino superior em análise e desenvolvimento de sistemas, comenta como foi a experiência de explorar o campo de estudo: “achei a palestra muito interessante, aprendi muitas coisas sobre o assunto e o trabalho que a Etice desenvolve, levando internet de qualidade para todo o estado. Acredito que o CDC pode vir a influenciar outros estados a copiar o modelo que foi implantado no Ceará, suprindo, assim, a necessidade que todos nós temos de se manter conectado à internet de alta velocidade”.


Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice – 3108-0019

Caio Albuquerque Pinheiro

Estagiária: Larissa Santos