Conheça o serviço de Videoconferência da ETICE

25 de janeiro de 2019 - 09:01

Foto: Qi Network

Os sistemas de videoconferência surgiram nos anos 60 e foram criados para finalidades principalmente institucionais, visando o maior aproveitamento do tempo e possibilitando a comunicação entre grupos de pessoas sem depender de suas localizações geográficas.

O serviço de videoconferência ofertado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) é uma plataforma de alta-fidelidade, garantida por robusta infraestrutura de rede digital (Cinturão Digital do Ceará – CDC), por meio de transmissão de sinais de áudio (voz) e vídeo (imagem) em modalidade bidirecional, promovendo a interatividade em tempo real e o compartilhamento de recursos de mídia para apresentações institucionais.

A modalidade de videoconferência oferece ambientes ideais para reuniões com alta qualidade na transmissão de imagem, estimulando o aumento da produtividade, contribuindo para mais interatividade e cooperação entre membros dispersos geograficamente.

Entre as facilidades da utilização do mecanismo de videoconferência está a rapidez de ideias trocadas em tempo real; a redução de gastos com passagens, hospedagens e, até mesmo, alimentação e o melhor aproveitamento de tempo, onde leva-se, muitas vezes, meses de planejamento para conciliação de datas entre participantes.

A principal característica para escolha do sistema de videoconferência está ligada a redução de custos. Segundo uma pesquisa realizada com 380 companhias durante 1 ano pelo IDC Brasil, 72% das empresas atribui a preferência desta tecnologia a economia no custo de viagens (fonte: terra.com.br). Outra pesquisa, divulgada pela Wainhouse Research, constatou que 87% dos entrevistados fez uso estratégico dessa solução e reduziu a necessidade de viagens entre os colaboradores.

Com isso, somados os valores gastos com deslocamentos para reuniões entre clientes e vendedores, colaboradores de diferentes localidades que atuam em um mesmo projeto, treinamento de funcionários presenciais equivale a uma relevante redução de custos.

Para o bom funcionamento dos aplicativos utilizados, gerando assim um bom desempenho online, a ETICE utiliza-se de alguns requisitos. São eles: áudios, de um mínimo de 384 Kbps (quilobit por segundo) e os roteadores que conectam os CODECs devem ter capacidade para gerenciar nível de serviço por meio de parâmetros de QoS (quality of service).

Conheça mais sobre os nossos serviços: http://portfolio.etice.ce.gov.br/ ou entre em contato: (85) 3108-0030 / (85) 3108-0037 / relacionamento@etice.ce.gov.br.

25/01/2019

Aline Lima – Estagiária de Comunicação
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br
Escritório de Governança Corporativa