ETICE aborda a importância do CDC no III Workshop de Tecnologias de Redes

4 de fevereiro de 2019 - 16:22

Aconteceu, entre os dias 29 e 31 de janeiro, na Universidade Federal do Ceará (UFC), o terceiro Workshop de Tecnologias de Redes do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisas no Ceará (POP-CE/RNP). O Evento teve como público alvo os gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Ceará.

No Workshop foram disponibilizados minicursos de Computação em Nuvem, Docker e Fundamentos de Scrum, também ofertou-se palestras objetivando a promoção e aprimoramento de conhecimento e capacitação dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI), além da transmissão das políticas adotadas dentro da rede acadêmica como um todo.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) participou do evento com foco no tema “Nordeste conectado (RNP) e iniciativas do Estado (ETICE) e impactos na região”.

A Empresa foi representada pelo diretor de operações Osman Lima. O Palestrante, por sua vez, ressaltou a importância de levar para o meio acadêmico, assuntos sobre TI, uma vez que o evento aconteceu em campo universitário. “É importante levar para o meio acadêmico, como forma de demonstrar a parceria que a ETICE possui com a RNP há mais de 10 (dez) anos, a história do Cinturão Digital com a TI do Estado”, mencionou ainda “a visibilidade dos projetos da ETICE”.

O Cinturão Digital do Ceara (CDC) consiste em uma grande malha de fibra ótica distribuída por mais de 3.500 quilômetros e liga a Capital do Estado a 90% (noventa por cento) dos municípios cearenses. O CDC inovou a qualidade do acesso à Internet em Fortaleza e em diversas localidades do interior do estado. O intuito era melhorar a conexão em serviços como internet, videoconferências, TV Digital, telefonia móvel e etc., resultando em uma ferramenta de contribuição ao desenvolvimento econômico do Ceará.

04/02/2019
Aline Lima – Estagiária de Comunicação
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br
Escritório de Governança Corporativa