Reunião apresenta Lei do Hub para Secretarias dos Órgãos

1 de março de 2019 - 14:42

Secretários executivos de Órgãos se reúnem com Presidente da ETICE na Seplag.
(Foto: Divulgação/Seplag)

Aconteceu na última quarta-feira, 27, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) uma reunião cujo objetivo era apresentar a Lei do Hub (N° 16.727), que institui, no âmbito interno da administração do Estado do Ceará, o Programa Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC), que visa otimizar os recursos de custeio e investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O evento reuniu secretários executivos de cada órgão para a apresentação dos métodos e atividades propostas pela Lei HTIC. O decreto institui, ainda, a Empresa da Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) como provedor de soluções de Tecnologia da Informação (TI) e responsável pela Central de Serviços Compartilhados.

A abertura da reunião foi realizada por Flávio Ataliba, secretário executivo da Seplag, que introduziu a História da Humanidade para apresentar as premissas a serem abordadas. Ataliba falou ainda sobre a motivação do encontro, que considerou ser os avanços tecnológicos da Era Digital e as adaptações que o Governo do Estado do Ceará precisa fazer para acompanhá-los com agilidade.

Em sua apresentação, Adalberto Pessoa, presidente da ETICE, ressaltou o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e definiu a melhor eficiência nos serviços, maior produtividade, capacidade de inovação e o fomento ao segmento de TIC como objetivos estratégicos. Já como Objetivos Táticos, o Presidente pontuou como “crucial” o foco em padronização, interoperabilidade, integração, economicidade, agilidade em mudanças, capacitação de pessoas e melhor governança.

A coordenadora de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, Evelise Braga, abordou o programa Governo Digital, iniciado em agosto de 2017: “Com essa iniciativa, definimos um modelo de governança de gestão de TIC, que trouxe de volta a Coordenadoria de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo, novamente integrada à estrutura da Seplag”. O programa Governo Digital já conta com a sustentação de um Plano Estratégico de Tecnologia e deverá ser institucionalizado ainda no primeiro semestre de 2019. Na apresentação Evelise Braga fez uma prévia da atuação da coordenadoria de Gestão Estratégica e abordou também o modelo de governança, o programa governo digital e as iniciativas a serem executadas.

Com a palavra, Arnoudo Alves, analista de gestão de TI, mencionou os critérios dos artigos da Lei HTIC. Arnoudo deu ênfase a redução de despesas inserida nas premissas do decreto. “Precisamos fazer mais com menos. Nós não podemos precarizar os serviços prestados à sociedade mas nós temos que fazer uma tarefa de casa, que é reduzir despesas”, completou o analista.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários executivos Ronaldo Borges, da Seplag, Sérgio Cavalcante, da Sedet, Francisco Cavalcante, da Casa Civil, e o superintendente adjunto do Detran, Pablo Ximenes.

Foi estabelecido um prazo de 24 meses para o início da integração junto às secretarias. Arnoudo estimou que a ordem de consolidação será Nuvem Computacional, VoIP e, finalmente a centralização dos serviços de TIC conforme a demanda de cada órgão.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) – Seplag.

Aline Lima
Estagiária de Comunicação