Identidade Visual

30 de novembro de 2011 - 13:44

Projeto de Identidade Visual do Governo do Estado do Ceará

Edital do projeto de Identidade Visual

Estabelecer regras e diretrizes para os sites da Administração Pública Estadual na Internet, com o objetivo de padronizá-los e maximizar a integração, a qualidade e a quantidade dos serviços públicos online disponibilizados aos cidadãos, essas são as propostas do projeto de criação de uma identidade visual para os websites do Governo do Ceará.

O projeto prevê que todos os sites, de acesso público, dos órgãos da Administração Pública Estadual, incluindo autarquias, fundações, empresas públicas, bem como as demais entidades direta ou indiretamente controladas pelo Governo, com exceção apenas das Organizações Sociais, devem obedecer e migrarem, a posterior, seus sites para o padrão estabelecido.

O acesso aos sites será realizado através do portal do Governo do Estado no www.ceara.gov.br, em seguida o cidadão deverá navegar pelo site e clicar no link para os respectivos órgãos de seu interesse. Esta regra não vale para universidades e centros de pesquisa (.br puro).

Todas as páginas devem ser construídas seguindo o mesmo padrão de identidade visual estabelecido no Manual de Identidade Visual, elaborado pela empresa contratada, via processo de licitação e definido pela Empresa de Tecnologia da Informação com o aval da Secretaria da Casa Civil.

Existirá uma padronização específica das páginas dos órgãos de administração direta, caso das Secretarias, e outra para as instituições vinculadas e demais entidades da administração indireta. Haverá ainda padrões para as páginas de projetos e aplicações, sempre levando em conta os critérios de usabilidade e navegação, seguindo o referido manual.

Dentre as obrigatoriedades do Manual, os órgãos ou entidades deverão oferecer preferencialmente em suas páginas iniciais, os serviços sob sua responsabilidade e de sua competência. Como sugestões devem ser evitadas fotos, imagens, textos ou quaisquer outros mecanismos de caráter pessoal ou de promoção pessoal dos agentes públicos.

Dentro do projeto a empresa contratada deve migrar o conteúdo do Portal do Governo, de três secretarias (Seplag, Sesa e SSPDS) e criar o site da Casa Civil. Para as demais instituições as opções de “templates” a serem implantadas pelos técnicos ficam armazenadas no site da Etice, bem como o manual de identidade visual, na versão online.

Benefícios do Projeto:

– Os sites do governo estarão em conformidade com a lei de acessibilidade;

– Os sites do governo terão o conteúdo atualizado;

– Será ampliada a oferta de informações e serviços via internet.

– Será implantada a nova identidade visual, com uniformidade, de acordo com as diretrizes do governo;

– Será implantada ferramenta de gestão de conteúdo única para todos os órgãos do governo;

– Será implantada política de manutenção de conteúdo;

– Os webmasters do Governo receberão treinamento para atualização e uso de templates.