Camilo Santana e Lassance de Castro visitam estação de cabos submarinos na Praia do Futuro

20 de setembro de 2021 - 11:21

O governador Camilo Santana visitou, na última sexta-feira (17), a estação de ancoragem de cabos submarinos de fibra óptica da empresa portuguesa EllaLink, localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza. O chefe do Executivo Estadual estava acompanhado dos secretários Mauro Filho, do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Lassance de Castro, e do diretor da EllaLink no Brasil, Rafael Lozano.

O cabo submarino da EllaLink é o 16º ancorado no Ceará e o primeiro de alta capacidade que conecta diretamente o Brasil, a partir de Fortaleza, e Europa, com ponto em Sines, Portugal. O cabo está em operação comercial desde junho de 2021. Essa nova conexão beneficia negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, jogos online e mídia de entretenimento entre América do Sul e Europa.

Na visita, o governador conheceu toda a infraestrutura tecnológica de suporte da EllaLink para monitorar o tráfego de dados. “Vai significar um avanço importantíssimo, principalmente nessa época em que a pandemia acelerou o processo de conectividade do mundo. São 6 mil km de cabo, investimento de R$ 1 bilhão que a empresa fez no Ceará. O Ceará hoje já é, juntamente com Rio de Janeiro e São Paulo, um dos três pontos com maior conectividade do País. E nós somos o segundo maior ponto do planeta em termos de recebimento de cabos de fibra óptica submarinos”, afirmou Camilo Santana, anunciando que mais dois cabos estão previstos até 2022, totalizando 18 cabos.

Hub Tecnológico

Segundo Camilo Santana, o Ceará tem potencial para ser não somente um local de ancoragem para os cabos, mas tornar-se um centro de tecnologia e inovação. “A gente tem incentivado e estimulado para que as empresas de data centers e grandes players mundiais se instalem no Ceará, e saiam dessa concentração que existe no Sudeste brasileiro. Nós estamos defendendo isso. Com a Angola Cables, inauguramos aquele grande data center. Esse data center que visitamos hoje é um dos maiores do Brasil, que recebe cinco cabos com esse da EllaLink. A maior quantidade de data centers do Norte e Nordeste brasileiro está em Fortaleza, no Ceará”.

Essa conectividade também potencializa a expansão do Cinturão Digital, iniciativa do Governo do Ceará que foi lançada em 2007 e atualmente assegura internet de alta qualidade a todos os órgãos públicos do poder executivo estadual. O Cinturão Digital é coordenado pela Etice e viabiliza a implantação e ampliação de projetos tecnológicos em diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública — com destaque para o videomonitoramento — , fazendária, entre outras. Até 2022, a infraestrutura Cinturão Digital será expandida em 60%, passando dos atuais 4.387 km de fibra óptica, sendo 988 km na Capital e 3.399 km no Interior, para 7.046 km.

A expansão integra o Programa Ceará Conectado, lançado pelo Governo do Ceará na última quarta-feira (15). Com investimento de mais de R$ 67 milhões, o Ceará Conectado será executado pela Seplag e Etice.  “Nós estamos transformando o Ceará na maior rede pública de fibra óptica do Brasil. Nós vamos, em um prazo máximo de até março do próximo ano, levar internet para 111 municípios, porque hoje já temos em 73 cidades.  Além de levar fibra óptica até o município, nós vamos levar até a praça central ou o local que o gestor municipal nos indicar. Com isso, vamos poder conectar postos de saúde e escolas. Para o comerciante que quer vender o produto, com uma imagem mais perfeita daquilo que ele vende, fibra óptica é fundamental”, afirmou Mauro Filho.

“Isso implica que todos municípios do Ceará vão estar conectados, via EllaLink, diretamente com a Europa. O projeto do governador se encaixou muito bem com o projeto da EllaLink”, explicou o presidente da Etice, Lassance de Castro.

Todas essas estratégias também dialogam com o investimento do Estado em educação básica e ensino superior, contribuindo para formar profissionais para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Isso abre uma oportunidade para gente poder capacitar e formar profissionais nessa área no Ceará. Isso está sendo construído com nossos Centros de Inovação Tecnológica, Universidades e Escolas Profissionalizantes”, garantiu Camilo Santana.

20/09/2021 -10:00

Ascom Governo do Ceará, Kelly Batista e Marcos Felipe Martins