Gabinete de Governança debate ações do Centro de Competência para Transformação Digital

24 de setembro de 2021 - 13:15

O Ceará agora passa a se destacar como o estado brasileiro que tem investido massivamente em transformação digital, implementando iniciativas como o Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD), cujo Gabinete de Governança se reuniu, na manhã desta terça-feira (21), para discutir sobre o balanço das ações realizadas e sobre as demais atividades planejadas para o restante deste ano. 

Sendo exemplo nacional em gestão fiscal já há vários anos, o Governo do Ceará continua incansável também nos seus esforços, como Hub Tecnológico do país, em universalizar o acesso à Internet para todos os municípios do nosso Estado.

Na abertura da reunião, o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, destacou que, atualmente, o Ceará é o segundo local do planeta mais conectado, hospedando 16 cabos de fibra óptica que operam em todo o Brasil. Ele também reforçou o importante papel da Seplag neste processo de transformação digital, contemplando ações de modernização dos serviços públicos, ampliação do acesso à internet para a população, qualificação das pessoas e melhoria do ambiente de negócios.

“O objetivo do CCTD, enquanto programa de políticas públicas, é transformar o Ceará em uma referência na adoção da transformação digital para impacto no cidadão, ensino e empreendedorismo”, reforçou a gestora de Projetos do Laboratório Íris, Renata Duarte. Ela lembrou que, para alcançar esse objetivo, o CCTD atua em quatro pilares: Capacidades governamentais, Empreendedorismo, Pesquisa e desenvolvimento e Formação de pessoas.

O CCTD faz parte das ações do Programa Ceará Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), com apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e do Íris | Laboratório de Inovação e Dados da Casa Civil.

Também parceira do Governo do Ceará no CCTD, a Amazon Web Services (AWS), empresa do Grupo Amazon, apresentou os programas ofertados em cada eixo de atuação, as ações que já foram realizadas e as iniciativas previstas para os próximos meses. 

No eixo de Capacidades governamentais, por exemplo, foi realizado o GovExcEd, evento que reuniu 151 participantes, entre secretários executivos e dirigentes de vinculadas; também o DigiGov, evento que reuniu 208 participantes, sendo que 109 estão em processo de certificação; e mais três edições das jornadas digitais, que abordaram os temas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciência de dados e o modelo DevOps – combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade.

Para os próximos meses, estão previstos ainda novos encontros com atores do mercado, reuniões com startups, eventos com pesquisadores sobre o uso de nuvem, a segunda edição do DigiGov e novas edições das Jornadas Digitais. 

Além disso, no próximo dia 27 de setembro, terá início um curso profissionalizante para egressos do sistema prisional, estando previstos até o fim deste ano, um curso piloto para alunos de escolas profissionalizantes e o lançamento do AWS re-Start para empresários de TI do Estado.

A reunião também contou com a participação do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seplag, Ronaldo Borges, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Casa Civil, Francisco Cavalcante, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, do presidente da Etice, Lassance de Castro, e da coordenadora do Íris, Jessika Moreira, além de demais representantes da Seplag, AWS, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap).

Saiba Mais

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou, em novembro de 2020, o acordo de colaboração entre o Governo do Ceará e a Amazon Web Services Inc. (AWS), uma companhia da Amazon.com, para a criação do primeiro Centro de Competências para a Transformação Digital (CCTD) no País. 

O CCTD do Estado do Ceará tem a missão de manter nosso estado como referência nacional na transformação digital, centrada no ensino, inovação e empreendedorismo.

24/09/2021 – 09:30

Ascom Seplag, Kelly Batista e Marcos Felipe Martins

Comunicação

Escritório de Governança Corporativa // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br