ETICE fecha contrato de nuvem com a CGE

29 de novembro de 2017 - 11:07 # # # # #

 

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) fechou mais um contrato, no dia 9 de novembro, para a prestação de serviços de informática para a migração e disponibilização de infraestrutura de TIC em nuvem (IaaS), com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Com a parceria, a Etice visa oferecer qualidade e desempenho aos sistemas de serviços da CGE.

O contrato foi firmado entre o secretário de Estado Chefe da CGE, José Flávio Barbosa Jucá e o presidente da ETICE, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa, com vigência de 12 meses, a contar da emissão da ordem de serviço.

Para o secretário de Estado, a contratação do serviço representa um marco para a instituição. “A hospedagem em nuvem tem como objetivo, além de melhorar as estruturas disponibilizadas para nossos sistemas, garantir mais efetividade e agilidade na utilização pelos cidadãos. Isso representa um verdadeiro marco histórico na instituição, pois estamos mudando de patamar, dando mais robustez a nossos sistemas, contando com o crescimento constante nos números de acessos e participação do cidadão. Também estamos nos preparando para receber novos sistemas que estão sendo desenvolvidos pela CGE como o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão”, destacou.

Com o contrato fechado, a migração de sistemas informatizados para a nuvem, promoverá mais segurança às ferramentas, garantindo disponibilidade, além de possibilitar uma melhoria na performance dos sistemas, permitindo o aumento no número de acesso às ferramentas sem perda de qualidade e agilidade.

Saiba mais:

Infraestrutura de Serviços – IAAS

É o provisionamento pelo fornecedor de processamento, armazenamento, comunicação de rede e outros recursos fundamentais de computação, nos quais o cliente pode instalar e executar softwares em geral, incluindo sistemas operacionais (que pode vir instalado) e aplicativos. O cliente não gerencia nem controla a infraestrutura subjacente da nuvem, mas tem controle sobre o espaço de armazenamento e aplicativos instalados.

Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem é a substituição da infraestrutura de computação própria local por uma remota e distribuída. Essa infraestrutura remota é apresentada através de uma abstração, onde o usuário final não se preocupa com as especificações físicas do datacenter que provê o serviço. A nuvem pode significar computadores virtuais, armazenamento remoto, aplicações remotas ou serviços mais especializados.

O armazenamento de dados na nuvem permite o acesso a programas e arquivos de forma remota, ou seja, é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Conheça nossos principais serviços: http://portfolio.etice.ce.gov.br/

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará