Ceará ganha novo data center e fortalece sua posição como polo tecnológico no Brasil
17 de outubro de 2024 - 16:01
A obra irá gerar cerca de 500 empregos, com a criação de 60 empregos técnicos após a sua conclusão
O Ceará terá, em breve, mais um grande empreendimento tecnológico funcionando em seu território. Trata-se do data center “Mega Lobster”, da empresa V.tal, que será implementado em Fortaleza. A estrutura é mais um passo na expansão da rede digital no estado, englobando também cabos submarinos e redes de fibra óptica. A solenidade, que ocorreu nesta quinta-feira (17), marcou o pontapé inicial das obras e contou com a presença do governador Elmano de Freitas.
O evento também contou com a presença do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa; do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquin; dentre outras autoridades.
“Esse é um empreendimento muito importante para o povo cearense e também para o Brasil. Já sabemos que os data centers e a parte de tecnologia são decisivos para qualquer região do mundo que quer se desenvolver. Temos a felicidade que no Ceará, tivemos governantes antes de mim, que também perceberam essa importância. Quero reafirmar o absoluto compromisso meu para fazer esse setor seguir avançando no estado, sempre com muito diálogo. Tenho certeza que esse data center será de grande importância para a economia do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.
“A Etice vem trabalhando para ampliar o nível de conectividade do Ceará, que é hoje um dos estados mais conectados do Brasil. A ampliação do número de data centers faz parte deste esforço. Este preparo infraestrutural facilita a atração de novos investimentos nacionais e internacionais, gerando emprego, renda e melhoria destes serviços para a população”, declarou o presidente Barbosa.
Com a obra, serão gerados cerca de 500 empregos, entre vagas diretas e indiretas. Após a conclusão da estrutura, em fase de operação, o Mega Lobster irá criar 60 vagas técnicas, fortalecendo a economia cearense.
O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou a força do estado dentro da área de transição energética. “O Ceará se estrutura, já com outros governadores, para esse mercado. O data center é parte de um ecossistema que se constrói no nosso estado. Temos energias renováveis abundantes, cabos submarinos que garantem a melhor conectividade das Américas e o data center é outra parte fundamental estratégica para se criar uma economia digital, a partir das energias renováveis, no Ceará”, disse.
Pedro Henrique Fragoso, CEO da V.tal, lembrou que toda a estrutura do Mega Lobster, entre outros equipamentos da empresa, funcionam 100% por meio de energias renováveis. “Estamos muito felizes de estar lançando mais esse data center em Fortaleza, o nosso segundo. A cidade se tornou, sem dúvidas, um grande polo de conectividade e temos muito orgulho de sermos líderes no Nordeste neste quesito”, declarou.
Atuação no Ceará
Atualmente, a V.tal conta com quatro cabos submarinos, em operação no estado, com outros em fase de implementação, conectando o Ceará ao mundo. A empresa também possui 15 mil quilômetros de fibra óptica em território cearense, além do “Big Lobster”, data center inaugurado em 2023.
João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – Texto
Helene Santos (Casa Civil) e Marcos Felipe Martins (Ascom Etice) – Fotos