Diretor de Operações da Etice apresenta cases de sucesso do Ceará em Seminário Internacional do TCU sobre Inclusão Digital

25 de setembro de 2025 - 16:14 # # # # #

Representando o Governo do Ceará, David Gois destacou iniciativas como o Cinturão Digital e o programa Ceará Conectado, que têm ampliado o acesso à internet em todo o estado.

O diretor de Operações da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), David Gois, representou o Governo do Ceará no Seminário Internacional sobre Inclusão Digital, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos dias 23 e 24 de setembro, em Brasília. O evento teve como tema “Conectividade Significativa e Transformação Social” e reuniu autoridades, especialistas e organizações da sociedade civil para debater estratégias que garantam uma conectividade universal e inclusiva no Brasil.

Cases de sucesso do Ceará

O painel 6 – “Casos de Sucesso em Estados e Municípios”, foi moderado pelo jornalista Luís Grossmann (Convergência Digital) e contou com a participação de David Gois; Rafael Cunha, da Secretaria de Tecnologia e Transformação Digital do Recife; e Rodrigo Baggio, do Comitê para Democratização da Informática (Recode). A discussão reforçou a importância de políticas públicas regionais capazes de gerar letramento digital e impacto socioeconômico positivo.

Na ocasião, o diretor da Etice apresentou as principais iniciativas estaduais para ampliar o acesso à internet e reduzir desigualdades digitais, como o Cinturão Digital do Ceará (CDC) e o programa Ceará Conectado. Essas ações já levam conectividade a órgãos públicos, escolas, hospitais e praças em diferentes municípios.

Durante sua fala, ele reforçou o compromisso de democratizar o acesso à internet no estado: “Nosso objetivo é garantir que todos os 184 municípios do Ceará contem com, pelo menos, um ponto de internet gratuita. Estamos chegando na terceira fase do nosso projeto, o que representa um passo essencial na consolidação da inclusão digital como direito de todos os cearenses”, afirmou. Além da infraestrutura, David destacou que o trabalho da Etice está voltado não apenas para ampliar a conectividade, mas também para promover uma inclusão digital significativa, capaz de gerar oportunidades sociais, letramento digital e impacto socioeconômico positivo.

Durante a estadia em Brasília, o diretor da Diope também participou do Congresso da Cidadania Digital 2025, promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O evento contou com a presença da Ministra Esther Dweck, dentre outras autoridades, e abordou temas estratégicos para o avanço da transformação digital no Brasil, incluindo: Identificação Biométrica, Carteira de Identidade Nacional (CIN), Infraestrutura Pública Digital, Inteligência Artificial, inovação para serviços públicos, empreendedorismo digital, assinatura eletrônica, segurança da informação, e proteção e compartilhamento de dados.