Nova estrutura interna da Etice é apresentada no Planejamento Estratégico

5 de novembro de 2025 - 18:01 # # #

A exposição do novo organograma interno da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) foi a grande novidade no primeiro dia, nesta quarta (5/11), do Planejamento Estratégico da instituição, realizado no auditório da Sede Administrativa da Cagece, na Vila União. O presidente Hugo Figueirêdo informou que a lei que vai autorizar as mudanças está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve ser aprovada nos próximos dias. Ele apresentou os novos gerentes aos atuais diretores e assessores da Empresa.

Jeane Peixoto, diretora do Escritório de Governança Corporativa da Etice, conduziu os trabalhos e falou a respeito da necessidade de analisar o desempenho do ano e revisar os objetivos, indicadores e metas estratégicas.

Na sequência, o analista de políticas públicas Nicolino Trompiere Neto, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), falou sobre o Cenário Macroeconômico do Estado de 2025, projetado até 2028. Ele abordou o crescimento econômico cearense nos setores produtivos, destacando a evolução na agropecuária (17,7%), além de indústria, comércio e serviços. “A previsão de crescimento do Estado para este ano, calculada em setembro, é de 3,15%, maior que o índice nacional (2,16%). E as receitas do governo estadual estão bem em todos os quesitos”, disse. O estudo exposto por ele aposta na queda da taxa Selic e uma maior consistência de investimentos econômicos. No campo da Tecnologia da Informação, o analista destacou investimentos de R$ 571 bilhões para instalação de cinco novos datacenters, já autorizados pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Isso vai exigir iniciativas de modernização administrativa, digitalização de serviços e promoção de inovação e tecnologia, movimentando várias cadeias produtivas.. Isso vai exigir iniciativas de modernização administrativa, digitalização de serviços e promova de inovação e tecnologia, movimentando várias cadeias produtivas.

Presidente fala sobre mudanças organizacionais e de planejamento

Com vasta experiência corporativa no serviço público, Hugo Figueirêdo explicou que, ao assumir a Etice, identificou necessidades significativas na organização da Empresa, que passam por nova estrutura, cultura, sistemas e alocação de pessoas. “A mudança para melhor começa com as pessoas, que são a base de qualquer organização. É preciso engajamento das pessoas na organização para que compreendam a necessidade das mudanças e se apropriem das tarefas. O planejamento dá um caminho para onde queremos chegar, permitindo adequação em caso de mudanças”, explicou. Segundo o presidente, a expectativa é acompanhar o planejamento e fazer correções de forma contínua entendendo o papel da Etice dentro do governo do Estado do ponto de vista estratégico.

Diretores apresentam diagnósticos e desafios

Num terceiro momento, os diretores explicitaram diagnósticos de seus setores. Danilo Reis de Vasconcelos, da Diretoria Técnica, iniciou falando sobre o desafio de melhorar a gestão dos contratos, inclusive do ponto de vista técnico. Entre os assuntos mostrados, ele destacou a baixa rentabilidade do Cinturão Digital. “É preciso investir na melhoria técnica para que haja maior confiabilidade a partir da boa experiência do usuário”, sentenciou. Danilo apontou como necessária a
expansão estratégica do CDC de forma a atrair mais datacenters, iniciando na Região Metropolitana. Outro ponto importante foi a atualização da infraestrutura do Datacenter da Etice, rentabilizando os seus serviços, além da capacitação da equipe técnica com treinamentos.

Por sua vez, Pablo Carvalho, Diretor de Negócios, fez um resumo sobre os principais contratos da Etice com os órgãos do governo e externos, inclusive de fora do Estado, falando das soluções disponibilizadas com mais procura e retorno financeiro. “Apesar do nosso diferencial em relação à velocidade de licitação e processo de contratação, nosso grande desafio é melhorar a gestão dos contratos e as ações de pós-venda, e investir na venda de soluções que devem ser objeto de procura pelo mercado, a partir de uma política melhor organizada de prospecção de clientes”, afirmou.

Por último, Karinny Melo, da Diretoria Financeira, expôs a composição da receita operacional (derivada da venda de serviços) e social (ressarcimento do Tesouro) da Etice. “Nossa receita própria vem crescendo, com destaque para os serviços de nuvem e a projeção do nosso faturamento vem numa crescente, notadamente advinda dos serviços de nuvem, videomonitoramento, radiocomunicação, link e voip. A perspectiva é de redução progressiva da nossa dependência do Tesouro”, finalizou.

Ao final das apresentações, foi realizada uma dinâmica entre os participantes para reformulação de metas e perspectivas.