Brasil e Israel firmam acordo para financiar projetos conjuntos de TICs

22 de junho de 2012 - 14:05

 

Brasil e Israel lançam em julho um edital de cooperação para o financiamento de projetos, a partir de US$ 500 mil, na área de inovação, com foco no setor de tecnologia de informação e comunicações (TICs).

O acordo entre os países, firmado na quinta-feira, 3, tem como objetivo desenvolver de forma conjunta novas tecnologias. As áreas de ciências da vida (biotecnologia e fármacos) e aviônica também serão contempladas no acordo.

O anúncio foi feito pelo secretário de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, durante a OCS National R&D Conference 2012, maior feira de inovação de Israel. “É uma fórmula vencedora, que une as competências de dois países para lançar no mercado internacional uma tecnologia nova. Trata-se de uma inovação em políticas públicas para o Brasil”, afirmou.

Os parceiros do programa serão definidos após o período de inscrição e seleção dos projetos. No caso do Brasil, quem financiará as pesquisas será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os instrumentos de financiamento serão diferenciados para pequenas e médias e para grandes empresas.

Israel já mantém acordos semelhantes com os Estados Unidos, China e países da União Europeia, cujas parcerias já resultaram na formulação de 250 projetos inovadores.

 

Fonte: (ti inside online)