Pressão por maior eficiência exigirá mudanças na área de TI dos bancos, diz Setúbal

22 de junho de 2012 - 16:02

 

Com a crise econômica na zona do euro, o sistema financeiro mundial como um todo foi afetado.

Diante deste cenário, os bancos serão forçados a dispor de mais capital, gerar maior receita e reduzir os custos. A análise é do presidente do Itaú Unibanco, Roberto Egydio Setúbal, feita durante painel sobre a importância da TI no desenvolvimento do sistema financeiro, nesta quarta-feira, 20, no Ciab 2012, evento de TI das instituições financeiras. “Sou pessimista sobre o que acontece na Europa. Acredito que nos próximos dez anos a região ainda enfrentará dificuldades econômicas”, declarou.

Para tal, o executivo reforçou a ideia de que a tecnologia terá um papel fundamental nos próximos anos. Segundo ele, os bancos – internacionais e brasileiros – deverão rever o modelo de negócios, o que gerará maior pressão por maior eficiência operacional. “Há a necessidade de uma infraestrutura de TI diferente da que se tem hoje. As instituições precisam organizar seus bancos de dados com maior alinhamento e consistência, além de investir em soluções de CRM, a fim de achar o cliente certo para o produto certo”, comentou.

Ainda de acordo com Setúbal, a tendência é que os investimentos em tecnologia no setor financeiro aumentem muito nos próximos anos, principalmente com a integração às redes sociais e o aumento das transações bancárias realizadas em dispositivos móveis. “Atualmente 24% das transações financeiras no Brasil são feitas pela internet”, ressaltou. Por fim, o banqueiro apontou que o volume de problemas operacionais nos bancos ainda é muito grande e os principais desafios serão aliar a segurança ao papel da tecnologia em gerar maior conveniência aos clientes.

 

Fonte: (ti inside online)