Senado aprova financiamento do BNDES para rádios comunitárias

22 de junho de 2012 - 15:15

 

Crédito terá prazo de até dez anos, carência de dois e correção pela TJLP

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou no último dia 23 de maio o Projeto de Lei 5556/07, que permite às rádios comunitárias receberem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O financiamento poderá ser usado para aquisição de equipamentos, modernização das instalações ou para a produção de programas culturais e educativos, assim como cursos de formação profissional.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo e, se não houver manifestação para que seja analisado em plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. Pelo texto do projeto, o financiamento será concedido com prazo de até dez anos, carência de dois anos e correção pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Também foi aprovado na CCT o Projeto de Lei 629/11, que permite que rádios comunitárias recebam recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

De acordo com o Ministério das Comunicações, rádio comunitária é uma emissora de baixa potência que serve de canal de comunicação dentro de uma comunidade, para a divulgação de ideias, manifestações culturais e hábitos sociais, sendo aberta à participação da população local. É necessário ter uma outorga para funcionar e a emissora não pode ter fins lucrativos nem ser vinculada a entidades como partidos políticos e instituições religiosas.


Fonte: (tele.síntese)