NIC.br lança aplicativo que mede a qualidade da Internet para smartphones Android

24 de julho de 2012 - 20:35

 

 

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações, área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil, anunciou o lançamento do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) para Android.  A ferramenta já havia sido disponibilizada anteriormente para smartphones da Apple.

Criado em 2006, o SIMET é um sistema que realiza testes de desempenho de redes no acesso à Internet, por meio de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego (http://ptt.br) e no próprio NIC.br. Ao contrário de outros sistemas similares que medem apenas a banda disponível, o SIMET também testa outros aspectos, como latência (quão demorada é a resposta a dados enviados), jitter (medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados), perda de pacotes e teste de qualidade Wi-Fi. Em maio passado, o Ceptro.br começou a oferecer o SIMET para iPhone e, a partir de agora, os usuários do sistema operacional Android também poderão usá-lo em seus celulares

Com o aplicativo, os usuários poderão medir a qualidade tanto de sua rede wi-fi como do 3G. Assim como já acontece com o SIMET para desktops e notebooks, a aplicação também permite registrar um histórico de todos os testes e a qualidade da conexão onde foi feito o teste.  O usuário pode compartilhar o resultado com seus amigos por meio de Twitter e Facebook.

O SIMET para Android estará disponível gratuitamente na GooglePlay a partir do dia 25 de julho.