Projeto de medição da qualidade da banda larga será detalhado nesta quarta-feira

28 de agosto de 2012 - 17:52

MiniCom e Anatel vão apresentar os critérios para seleção dos 12 mil usuários que receberão os medidores de parâmetros do serviço

O Ministério das Comunicações  e a Anatel apresentarão nesta quarta-feira (29) os detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. Ontem, Paulo Bernardo anunciou que serão recrutados 12 mil voluntários em todo o país, que receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros da qualidade da internet.

 

Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da agência. Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.


Com as medições, a Anatel reunirá informações para promover a progressiva melhoria do serviço. A iniciativa foi definida pela agência no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM), que determinou que a medição deve ser operacionalizada por uma entidade independente, a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).


Para a medição da qualidade da banda larga fixa, o projeto abrangerá os usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que hoje conta com 19 milhões de acessos.

 

Fonte: (tele.síntese)