Equipamentos para medir qualidade da banda larga começam a ser distribuídos

16 de outubro de 2012 - 20:37

Aferição começa dia 31 deste mês e os primeiros resultados serão divulgados pela Anatel no final de dezembro

O envio dos equipamentos para a medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil começa esta semana. Os primeiros a receber o whitebox – como foi batizado o aparelho – serão os usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. Os três estados reúnem o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade (speed test) de suas conexões, conforme orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

A partir dos resultados dessas medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. Pelo regulamento, as medições começam no dia 31 deste mês e o primeiro balanço dos resultados será divulgado no final de dezembro.

O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por estados, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Em todo o país, serão selecionadas 12 mil pessoas. Para atingir esse número, estima-se que seja necessária uma base de dados com cerca de 120 mil cadastros.

Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Para participar do projeto, não são necessários conhecimentos avançados de informática: basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

 

Fonte: (tele.síntese)