Ministro quer reforço nos sinais das operadoras nas Copas

28 de janeiro de 2013 - 18:03

Ministro pretende evitar que torcedores tenham dificuldades de comunicação, como verificadas ontem em jogo treino em Fortaleza.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que vai chamar as operadoras para pedir reforço nas coberturas de sinal móvel perto dos estádios, do centro de coordenação da Fifa e da mídia e nos locais de concentração e treino das seleções. Isto porque, durante os jogos treinos realizados ontem, na Arena Castelão, em Fortaleza, foi constatada a dificuldade de comunicação entre os torcedores. E o estádio nem estava com a sua lotação máxima.

Bernardo, que ouviu a queixa do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que se não houver uma boa comunicação será como se não tivesse acontecido a Copa aqui, vai se reduzir a um pequeno evento. O ministro disse que a expectativa é de que um bilhão de torcedores assistam os jogos, que precisam estar atendidos nessa área. Ele afirmou que a parte dos links para transmissão dos jogos para todo o mundo, a cargo da Telebras, já está resolvida.

Além de falar com as operadoras, o ministro disse que vai conversar com prefeitos das capitais onde acontecerão os jogos, para pedir alterações nas legislações previstas para instalação de antenas. Ele disse que, nas Olimpíadas de Londres, as operadoras de lá instalaram 700 mil pontos de wi-fi para atender ao público. “Não sei se será preciso um esforço deste, já que os eventos são diferentes, mas com certeza terá necessidade de aumento muito grande da capacidade dessas redes nos dias de jogos”, disse.

Outra novidade será a autorização da venda de chips temporários pré-pagos ou pós-pagos pelas operadoras para os visitantes, como opção para aqueles que não quiserem pagar pelo serviço de roaming. “A [Ministério da] Fazenda já deu sinal verde”, disse. Paulo Bernardo disse que a qualidade da 4G, que terá de estar instaladas nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações até abril, também será testada.

 

Fonte: (tele.síntese)