Programa de Cidades Digitais será incluído no PAC

29 de janeiro de 2013 - 16:58

Além disso, o governo destinou mais R$ 100 milhões para o projeto, que poderá contemplar mais 200 cidades este ano.

O programa de Cidades Digitais será incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e receberá mais R$ 100 milhões, podendo contemplar mais 200 cidades este ano. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a assinatura de termo de cooperação com os prefeitos das 80 cidades beneficiadas no projeto-piloto, nesta terça-feira (29), em Brasília.

Segundo Bernardo, um novo chamamento público deve ser publicado já em fevereiro, para que as prefeituras interessadas apresentem seus projetos. A decisão de inclusão no PAC foi da presidente Dilma Rousseff, após pedir uma avaliação do programa ao ministro e diante de diversas solicitações apresentadas pelos prefeitos.

O programa das Cidades Digitais foi lançado no início do ano passado. No decorrer do ano, foram selecionadas as prefeituras e contratada, por licitação, a empresa integradora que construirá a rede de telecomunicações. Com isso, as cidades, além de conectar seus órgãos públicos, poderão oferecer pelo menos um ponto de acesso Wi-Fi livre para a população. O projeto prevê ainda a cessão de programas de gestão para as prefeituras e capacitação de pessoal. O orçamento do ano passado era de R$ 40 milhões.

Para a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Puppato, a inclusão do programa no PAC é a realização de um sonho. Ela acredita que as primeiras 80 cidades estarão funcionando em junho deste ano. “As empresas integradoras já estão visitando a cidade para construção dos projetos executivos”, disse. Com a inclusão do programa de Cidades Digitais no PAC, as aquisições necessárias poderão seguir o regime especial de compras, terá prioridade administrativa e garantia de continuidade.

Fonte: (tele.síntese)