Anatel aprova proposta para digitalização

22 de fevereiro de 2013 - 17:50

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem o primeiro texto que dá as diretrizes para o leilão da faixa de 700 MHz, que acelera a digitalização dos canais de TV analógicos e abre espaço para expansão da internet.

A partir de agora o texto segue para consulta pública. A discussão fica em aberto por 45 dias e será realizada ao menos uma audiência pública nesse período. Segundo o relator do texto, conselheiro Rodrigo Zerbone, esse regulamento inicial ainda não traz o período Aespecífico em que essa transição deverá ocorrer, uma vez que ainda será necessário maior debate entre a Presidência da República, a Anatel e o Ministério das Comunicações para chegar a um consenso.

O desligamento dos canais de TV analógicos, que será iniciado em 2015, deve ocorrer de forma gradual, Estado por Estado, até 2018. À medida em que a mudança for concluída, as operadoras de telefonia móvel vão começar a usar essa faixa, de 700MHz, para expansão da internet de 4G, que permite velocidade de navegação dez vezes superior à atual 3GA.

 

Fonte: (O Povo)

Assessoria de Comunicação da ETICE – 3101.6607

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro – caio.pinheiro@etice.ce.gov.br