Internet das coisas será discutida em painel do Forum Mobile+

4 de setembro de 2013 - 16:14

A Internet das coisas ou a Internet de Tudo (IoE, na sigla em inglês) é o mais novo termo da moda no setor de telecomunicações. Trata-se da comunicação entre máquinas, ou de máquinas a pessoas. Pode ser a sua geladeira enviando um aviso para o seu smartphone que o iogurte armazenado dentro dela está para vencer. Ou a tranca da porta informando que seu filho chegou em casa na volta do colégio. Os carros também estão se comunicando com seus donos, com seguradoras e com serviços de socorro. Alguns desses exemplos serão discutidos em painel no 6º Forum Mobile+, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no centro de convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O painel em questão se chama “IoE: o universo da comunicação entre máquinas” e está marcado para o dia 25 de setembro, entre 16h e 17h30. Estão confirmadas as participações de Clayton Cruz, diretor de banda larga móvel da Ericsson para América Latina; Daniel Fuchs, diretor de inovação da Datora; Pablo Vidal, diretor de marketing da LG; e Wagner Fontenele, diretor da Belkin no Brasil.

A Ericsson é uma das maiores fomentadoras do mercado de comunicação entre máquinas, tendo projetado que muito em breve haverá mais máquinas conectadas nas redes móveis do que celulares. A LG tem no exterior uma família de produtos de linha branca (geladeiras, lava-louças, lava-roupas etc) que se comunicam com os smartphones dos donos. A Datora controla a primeira operadora móvel virtual brasileira dedicada à comunicação entre máquinas, que nasceu como Datora Mobile e agora se chama Vodafone Brasil, após parceria com o grupo inglês. E a Belkin desenvolveu uma família de acessórios de automação residencial pela rede celular chamada WeMo.

O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido pelos sites e revistas MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a grade completa e reservar seu ingresso, acesse o site do evento.

Fonte: (teletime)