ETICE participa de seminário sobre estratégias para desenvolvimento econômico do Brasil

12 de junho de 2019 - 15:34

Na última terça-feira, 11, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), aconteceu o seminário “Os Desafios do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Econômico do Brasil”, promovido pelo Governo do Ceará. O evento reuniu economistas, professores e gestores públicos estaduais e municipais.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Adalberto Pessoa, representou a mesa de discussões acerca do tema “Como as novas tecnologias digitais podem influenciar o planejamento estratégico para os governos do Brasil?”.

A mesa debateu o ambiente tecnológico e suas consequências no cotidiano da população. “A sociedade hoje vive mergulhada no conjunto de tecnologias disruptivas que estão emergindo e muitas delas, já estão ocorrendo”, citou Adalberto que, em seguida, classificou como a base do processo de ascensão tecnológica a comunicação, conectividade e estruturas de processamento, armazenamento das informações e aplicações.

O presidente também frisou a exigência natural da sociedade na convivência com a tecnologia, em busca de melhorias de serviços e o esforço do Estado para atender as refentes demandas, mencionando a importância do Cinturão Digital do Ceará (CDC).

O evento teve duração de dois dias e teve a participação do Governador Camilo Santana, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (IPARDES), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), plataforma Ceará 2050, Astef, Grupo de Discussão Economistas do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, entre outros.

12/06/2019
Thamires Assunção