Provedor de nuvem computacional faz estudo de caso da Etice

14 de outubro de 2019 - 09:59

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) gerencia o processo de Serviços em Nuvem, que permite acesso ubíquo, conveniente e sob demanda, através da rede, a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis (por exemplo: redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços), que podem ser rapidamente provisionados e disponibilizados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou de interação com o provedor de serviços, para os órgãos cearenses.

A Etice provê a solução com a parceria de grandes nomes do mercado: IBM, Mandic, Microsoft e AWS, que recentemente fez um Estudo de Caso da Etice.

A economicidade que a Etice produz no Estado reduz despesas com pessoal, energia, manutenção de equipamentos, papel e outros itens, contribuindo ainda, em face da redução de equipamentos, para um ambiente ecologicamente sustentável porque reduz a emissão de CO2. “A economia gerada com o processamento de toda a folha de pagamento na nuvem foi em torno de 26% em comparação ao investimento necessário para a compra e manutenção de novas máquinas”, destaca o presidente da Etice, Adalberto Pessoa.
Os resultados são bastante claros em relação à qualidade, à disponibilidade do serviço, à redução de custos, e com uma melhor gestão de risco do setor público. “Isso é fruto de uma decisão política e estratégica. Com certeza, se outros Estados fizerem uma análise técnica como nós fizemos no Ceará, eles vão perceber o quanto a migração para nuvem é fundamental para a melhoria do serviço público”, frisa Adalberto.

A expectativa da empresa é que todos os sistemas do Governo do Estado do Ceará migrem para a nuvem nos próximos quatro anos.

14/10/2019

Thamires Assunção
Estagiária de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br