Pesquisadores da USP visitam a Etice

12 de novembro de 2019 - 11:32

Pautando o assunto Conectividade nas Escolas, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), reuniu-se com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) para conhecer a infraestrutura de conexão e manutenção da Internet nas escolas públicas Cearenses.

A reunião aconteceu no último dia 7 de novembro, na sede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), onde estiveram presentes a diretora de relacionamento e negócios, Silvana Fujita e o diretor de operações da Etice, Osman Lima, que apresentou as iniciativas do Cinturão Digital do Ceará (CDC). O momento teve continuidade com a visita à sede da Etice da pesquisadora Luisa Vendruscolo, pesquisadora do Lepes USP-RP, em parceria com a Fundação Leman.

“O Estado do Ceará tem um modelo singular de conectividade devido sua localização geográfica que permitiu o desenvolvimento do Cinturão Digital do Ceará (CDC). Visitar as instalações da Etice e entrevistar alguns dos principais atores do processo foi fundamental para entendermos a complexidade desse sistema que atende, além das escolas, várias outras instalações públicas. Muitas escolas já estão conectadas pela fibra e há projetos de expansão também para outras escolas, reafirmando o compromisso do Estado com a conectividade”, citou a pesquisadora.

Cinturão Digital do Ceará

O Cinturão Digital do Ceará (CDC) é composto por uma estrutura de fibra óptica contendo Anéis, Subanéis e Derivações, com pontos que permitem a interconexão ao mesmo, se estendendo por 8.060 km e possibilitando o atendimento de 90% da população urbana do Estado do Ceará.

O objetivo central do CDC é viabilizar o acesso à Internet com alta qualidade a todos os órgãos públicos do Estado e possibilitar que a população tenha acesso a serviços digitais como videoconferência, TV Digital, telefonia celular, etc. O Cinturão constitui-se assim uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento econômico do Estado.

12/11/2019
Aline Lima