Etice fala sobre o seguimento de telecomunicação e os cabos submarinos no Ceará

18 de dezembro de 2020 - 16:30

Créditos da foto: Divulgação

Créditos da foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira (14/12), na praia do futuro, começaram a ser instalados os cabos submarinos de fibra óptica, ligando Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal. O projeto foi iniciado pela empresa EllaLink, com cerca de seis mil quilômetros de cabos, conectando o Brasil à Europa.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, destacou que a telecomunicação no estado do Ceará tem grande importância para o seguimento mundial, devido sua posição geográfica, a qual proporciona que grandes operadoras montem seus pontos de distribuição, transformando assim a cidade de Fortaleza num polo de Hub de Comunicação. “Isso ganhou força a partir do advento da Internet de fibra, entre as décadas de 1990/2000, o que tem se acelerado cada vez mais devido ao consumo cada vez maior de dados”, explica Adalberto.

Os cabos submarinos têm um impacto forte nos tempos de latência e experiência dos usuários, em relação à utilização da estrutura que pode ser abordada nesse cenário, como por exemplo, os Data Centers. “Como portador de Hub de Comunicação, o Ceará acaba atraindo outros segmentos econômicos na área de TIC, entre as quais, eu citaria os Data Centers e empresas de Computação em Nuvem” — finalizou o presidente.

Thamires Assunção

18/12/2020