Cinturão Digital do Ceará: história e promoção da transformação digital
23 de abril de 2021 - 15:32
O projeto do Cinturão Digital do Ceará (CDC) foi uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, executada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – ETICE, para prover acesso de Internet em alta velocidade e com qualidade, para 82% da população urbana de todo o Estado, chegando aos lugares mais remotos e por um preço acessível.
Hoje, cerca de 80% dos órgãos governamentais já operam por meio do CDC. Essa estrutura garante ao Estado a possibilidade de promover a inclusão digital para grande parte dos Cearenses, com uma diminuição dos preços de Internet por meio da competição entre as empresas, além de reduzir os gastos públicos de forma geral.
Prefeituras de vários municípios vêm utilizando esta infraestrutura, podendo oferecer também conexão Wi-Fi nas praças de suas cidades, viabilizando assim o acesso Internet gratuito em diversos pontos públicos.
O projeto também é determinante para a melhoria da educação em salas de aula, com a elaboração dos Centros de Educação à Distância, destinados à geração de conteúdo digital e plataformas de acesso para o ensino remoto.
Já são cerca de três milhões de usuários impactados pelo Cinturão Digital do Ceará, seja diretamente ou pela interposição de mais de 500 provedores.