Novembro Azul: Prefeitura de Fortaleza incentiva a prevenção de doenças e os cuidados com a saúde do homem

4 de novembro de 2022 - 09:48

Novembro se consolidou como período de conscientização sobre a saúde do homem – por isso existe a campanha Novembro Azul. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz um alerta sobre as doenças que podem ser prevenidas e mobiliza a população masculina para que se atente quanto aos cuidados com a saúde.

Nos últimos anos, durante todo este mês, se amplifica o alerta para a prevenção de forma integral das principais doenças que mais afetam os homens, tais como diabetes, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis, além do câncer de próstata.

De acordo com o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, o foco é a abordagem integral da saúde dos homens, estimulando a prevenção precoce de doenças. “O homem tem certa resistência a procurar as unidades de saúde quando não sente nada ou quando não está doente, diferentemente da mulher”.

Erlemus também ressaltou que o maior desafio é desenvolver estratégias de mobilização social para a população masculina buscar o autocuidado. “69,5% dos atendimentos nos postos de saúde em 2022 foram de mulheres, o que nos revela quão é difícil alcançar esse público que, por muitos fatores, sobretudo socioculturais, não busca atendimento”, pontuou.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. O tumor nessa região é o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Em Fortaleza, de janeiro a setembro de 2022, foram 104 óbitos pela doença. A mais recente estimativa mundial do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2018, aponta que o câncer de próstata é o 2º com maior incidência nos homens, com 13,5%.

Realizar exames periódicos. a partir dos 50 anos, é fundamental no diagnóstico da doença, pois o câncer de próstata não apresenta sintomas frequentes. Quando detectado no estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 90%. Anualmente, é recomendada a realização dos exames de PSA, para verificar eventual alteração da próstata, e de toque, para sentir se realmente há um problema no órgão.

Atendimento

Na Rede Municipal, os postos de saúde são a porta de entrada para se prevenir. É na consulta clínica que se estabelece a relação médico-paciente com orientações sobre as várias enfermidades que acometem o grupo masculino, formas de prevenção e visitas periódicas ao longo do ano. O encaminhamento para exames complementares na rede especializada ocorre após a consulta.

Nas unidades, os profissionais são capacitados a compartilhar conhecimento sobre envelhecimento saudável, controle da pressão, diabetes e verificação da vacinação, bem como o amplo acesso às informações sobre câncer, doenças sexualmente transmissíveis e distribuição gratuita de preservativos.

Medidas de prevenção

A medida mais eficaz para a prevenção dessas doenças é a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas.

Entre os cuidados básicos de promoção à saúde do homem destaca-se: realizar exames adequados para faixa etária; verificação da pressão arterial; verificação das medidas antropométricas como: peso, altura e circunferência abdominal; e a atualização da carteira vacinal.

Cuidar de si também é coisa de homem

No Brasil, os homens vivem sete anos a menos do que as mulheres, em média. O número de pessoas do sexo masculino que procuram um médico para fazer uma consulta preventiva é 30% menor que o público feminino.

Na contramão dos números, Luiz Silva dos Santos, 67 anos, não deixa de buscar atendimento e realizar os exames quando necessário. Seu atendimento ocorre no Posto de Saúde Mirian Porto, localizado no Dionísio Torres, que fica pertinho da sua residência. O check-up é feito anualmente e recentemente ele realizou todos os exames laboratoriais, devido ao colesterol alto. Tem hipertensão e diabetes, mas vai regularmente à unidade para checar e controlar a pressão arterial e glicemia.

Seguindo as orientações médicas, ele já mudou o cardápio alimentar e diminuiu consideravelmente a quantidade de medicamentos que utilizava. “Sempre me cuidei, mas vindo fazer meus exames e recebendo toda orientação médica, passei a me alimentar melhor. Costumava tomar muito café ao longo do dia, o que precisei mudar. Antes eu tomava 10 comprimidos de medicação e hoje já reduzi para cinco”, revelou.

04 DE NOVEMBRO DE 2022 – 11:22

Ascom Prefeitura de Fortaleza

Equipe de Comunicação – EGC / etice.comunicacao@etice.ce.gov.br