Governadora Izolda Cela apresenta potencial ambiental do Ceará na COP 27

18 de novembro de 2022 - 08:30

A governadora do Ceará, Izolda Cela, apresentou, no último dia 9, o trabalho desenvolvido no nosso estado para a produção de energias renováveis, na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27).

O evento foi realizado em Sharm El Sheikh, no Egito, e reuniu líderes de todo o planeta para discutir estratégias de mitigação dos efeitos do aquecimento global nos países.

Durante a apresentação no painel “Brazil Climate Action Hub”, a governadora destacou a importância do Hidrogênio Verde e o papel dos estados na adoção de novas matrizes energéticas, menos poluentes e mais competitivas: “Essa é uma oportunidade única de termos diálogos que se expandem e conectam cidades, estados, regiões países e pessoas dos mais diferentes lugares, com o objetivo comum de salvar o planeta. Ter responsabilidade com a vida, com o meio ambiente, com o presente e com nosso futuro é uma obrigação de todos”, afirmou a governadora.

O painel, que teve como tema central as “Estratégias latino-americanas para implementação do acordo de Paris sob a perspectiva das alianças climáticas”, contou ainda com a presença da secretária de Meio Ambiente de Pernambuco, Inamara Melo; do secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido; e engenheira ambiental mexicana Sofía Hernández, secretária do Governo de Jalisco (MEX).

Em sua apresentação na COP27, a governadora do Ceará lembrou também da vanguarda no Estado no que diz respeito à produção de Hidrogênio Verde, agora já com 24 acordos assinados com grandes empresas internacionais e brasileiras do setor:
“Temos uma geografia e condições de natureza que são muito fortes a favor da gente, e nos comprometemos com essa transição energética tão importante para o planeta”, reforçou.

Na manhã do último dia 9, na COP27, a governadora ainda se reuniu com o CEO da Fortescue Future Industries (FFI), Andrew Forrest, e assinou uma emenda ao Memorando de Entendimento (MoU) com a multinacional australiana. O documento reafirma a intenção da companhia em implementar uma usina de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém.

Na quinta-feira (10), ocorreram encontros também com o Banco Mundial e com o embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota.
“O Ceará está totalmente alinhado com as propostas globais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, fortalecendo a matriz energética de baixo carbono no Estado. Recentemente criamos o Plano Estadual de Transição Energética Justa – Ceará Verde, que confirma o nosso estado na vanguarda do Hidrogênio Verde no país. Já temos mais de 20 acordos assinados para a implementação de usinas de combustível limpo no Ceará. Isso nos permitirá avançar na descarbonização e gerar mais desenvolvimento, emprego e renda no estado”, concluiu nossa governadora.

Protagonismo

O Ceará é o único representante brasileiro em um convênio com o Banco Mundial, que visa o desenvolvimento do Hidrogênio Verde. A informação foi cedida pelo secretário executivo da Casa Civil do Ceará, o economista Célio Fernando Bezerra Melo, em entrevista dada à Rádio O POVO/CBN. ⁠

O programa foi lançado no dia 15 de novembro, também na COP-27, com o nome de H4D – Hidrogênio para o Desenvolvimento, com previsão de investimentos de US$ 4 bi:
“Este convite é um reconhecimento do protagonismo do Estado do Ceará, no Brasil, com relação ao hidrogênio verde, o que é muito bom”, afirmou o secretário.⁠

16 DE NOVEMBRO DE 2022 – 11:21
Ascom Casa civil
Marcos Felipe Martins – EGC /etice.comunicacao@etice.ce.gov.br