Etice participa de evento de lançamento do Periferias Conectadas

15 de maio de 2024 - 13:38

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) participou, nesta terça-feira (14), do evento de lançamento do Periferias Conectadas, programa de expansão da Banda Larga 5G que abrange 168 comunidades na Grande Fortaleza.

A governadora em exercício, Jade Romero, esteve acompanhada do presidente da Etice, Jose Valdeci Rebouças; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; do CEO da Brisanet Telecomunicações, Roberto Nogueira; do presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; da Secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da senadora da República, Janaína Farias, e outras autoridades.

Com mais de 200 mil pessoas da Região da Grande Fortaleza beneficiadas, a governadora em exercício, Jade Romero, ressaltou que este é um passo importante em direção a um futuro mais igualitário. “O Estado do Ceará gosta de ser vanguarda, somos vanguarda na educação, somos vanguarda na proteção social e, agora, também somos vanguarda na conectividade, trazendo a universalização do 5G para a Grande Fortaleza”, pontuou. Além da capital, serão beneficiadas comunidades da Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

O Presidente da Etice, Valdeci Rebouças, destacou o pioneirismo do Ceará em garantir conectividade de alta tecnologia para os moradores da periferia de Fortaleza: “O Ceará será o primeiro estado brasileiro 100% conectado, incluindo suas periferias. Ter as periferias conectadas com internet de alta qualidade é fundamental, e ficamos felizes de proporcionar isso, graças aos esforços da gestão do governo Federal e Estadual”.

Presente no evento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que as previsões são de que Fortaleza seja a primeira capital do país completamente conectada por meio do 5G até julho deste ano, e externou a alegria com essa parceria que promove impactos reais na vida de tantas pessoas.

Uma das pessoas que terão esse impacto positivo com a expansão do 5G no seu dia a dia é a professora Kawany Silva, de 19 anos. Ministrando aula de Ballet na periferia, a jovem destaca a diferença que uma internet de qualidade fará em sua vida. “A internet chegou, em muitos desses lugares [periféricos] não faz tanto tempo. Então, é muito importante essa expansão. Normalmente, a gente não tem uma internet tão boa, temos uma internet que falha muito. E ter essa internet com mais qualidade, com melhor conforto pra gente, é bem importante”, externou a professora.

A expansão da Banda Larga para Fortaleza e Região Metropolitana tem um financiamento aprovado pelo BNDES de R$ 146,1 milhões por meio do Programa BNDES FUST – que é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), voltado à universalização de acesso à banda larga 5G em periferias e favelas. Criado há 20 anos, o projeto da Brisanet para as periferias é a primeira operação do fundo.

Isabella Campos – Ascom Casa Civil
Marcos Felipe Martins – Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gor