DigiSecurity: ETICE e AWS debatem segurança digital no setor público
3 de setembro de 2024 - 10:48
O governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com AWS, promove, nesta quinta, 5 de setembro, das 13h30 às 17h, o DigiSecurity, um evento colaborativo que acontecerá na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). O presidente da Etice, Francisco Barbosa, explica que o DigiSecurity “tem o objetivo de fortalecer a segurança digital para o setor público, ampliando as estratégias tecnológicas e protegendo as iniciativas da administração estadual de possíveis ataques cibernéticos”.
O evento é restrito aos servidores do Estado e é possível fazer a inscrição clicando aqui. A inscrição será confirmada por e-mail. A palestra de abertura será de Sean Roche, consultor de cibersegurança da AWS e responsável pela transformação digital da CIA. O curso abordará conceitos essenciais de segurança cibernética na nuvem da AWS, incluindo melhores práticas, proteção contra ransomware e controles de detecção de segurança.
Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará
Segundo Sandoval Bastos, a atividade faz parte das iniciativas do Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD). O CCTD, coordenado por Sandoval, é um programa intersetorial de coordenação de políticas públicas que tem como objetivo transformar o Ceará em uma referência na adoção da transformação digital para impacto no cidadão, ensino e empreendedorismo. Coordenado pela Etice, com apoio da Seplag e do Laboratório Íris, o CCTD compõe as ações do Programa Ceará Digital.
“Trata-se de uma parceria firmada entre o governo do Ceará e as big techs como AWS, Oracle, Google, Cisco e Microsoft. A Seplag tem como foco capacitar as equipes do governo para atuar no processo de transformação digital. Cabe à Etice desenvolver ações com foco na formação de pessoas para a sociedade, mediante demanda ofertada pelos empregadores destacando a ausência de talentos qualificados, sobretudo no que compete a profissionais de tecnologia da informação”, explica Sandoval.
Ransomware
Na informática, o ransomware é um software malicioso usado para extorsão por meio de sequestro de dados digitais usando a criptografia; um crime-cibernético que usa como refém arquivos computacionais pessoais da própria vítima, cobrando assim um resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos.
Demétrio Andrade – Ascom Etice