Etice realiza três novas edições do Circuito de Desenvolvimento Institucional

19 de novembro de 2024 - 16:40

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) realizou, com êxito e adesão dos colaboradores, três novas edições do Circuito de Desenvolvimento Institucional (CDI), iniciativa do Escritório de Governança Corporativa (EGC) em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

O CDI é um projeto que viabiliza apresentação e reflexões de temas Institucionais que proporcionam conhecimento e maior integração entre as áreas, de modo que todos estejam alinhados a respeito do trabalho de cada diretoria da Etice.

No dia 5 de novembro, Kaio Nobre, membro da Diretoria Administrativo-Financeira (Diafi), falou sobre os contratos da Etice.“Foi algo muito proveitoso para todos. Para mim, como mediador desse tema, foi extremamente gratificante poder apresentar como funcionam os contratos da Etice, como eles impactam a vida de cada colaborador da empresa e como impulsionam o Governo Digital. Além disso, pude apresentar os números dos contratos, contribuindo para a transparência e o conhecimento das questões contratuais da Diafi para todos da organização. Foi um momento de aprendizado mútuo e enriquecedor!”, exclamou Kaio.

Vera Carneiro e Clerton Farias, gerentes da Diretoria de Operações (Diope), falaram sobre o Cinturão Digital do Ceará (CDC) na edição de 12 de novembro. “Falar sobre o CDC foi uma ótima oportunidade para que os colaboradores da Etice compreendam melhor sobre o seu funcionamento. O CDC atua como uma espinha dorsal para viabilizar os programas de governo e o acesso à internet no estado do Ceará. Diversos serviços de atendimento à população ocorrem, hoje, graças à rede estabelecida pelo CDC, que provê internet de qualidade”, explicou Vera.

Ela ainda afirmou que “Para nós que trabalhamos na Diope, falar sobre alguns termos, como fibra óptica, backbone ou Mbps, é algo rotineiro, mas para outros setores da Etice, que não estão familiarizados com esses jargões, momentos como o CDI são fundamentais para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos acerca deste, que é um dos mais importantes instrumentos tecnológicos do estado. Também registro meus agradecimentos ao Clerton, parceiro de trabalho e gerente de projetos de TIC, que ajudou bastante na apresentação e mostrou suas competências e apresentou sua equipe”.

Nesta terça-feira (19), a edição do CDI se propôs a falar sobre a política de gestão de riscos da Etice, com apresentação de Lúcia Pompeu, membro do EGC. Ela destacou que “a discussão sobre a gestão de riscos como um processo contínuo que exige mudança de cultura, apoio da alta gestão, definição de instâncias de governança e comprometimento de todos é fundamental para o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas na identificação de riscos e medidas de mitigação nos processos organizacionais”.

“A implantação de gestão de riscos pelos gestores e equipe responsável pela execução dos processos organizacionais com o suporte do EGC a partir da Política, Metodologia e Guia Prático de Gestão de Riscos é imprescindível para fornecer segurança razoável de que os objetivos da Etice serão alcançados”, concluiu Lúcia.

Marcos Felipe Martins – Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br