Planejamento prepara compra milionária de ativos de rede

27 de agosto de 2012 - 15:45

O edital definitivo para a aquisição de mais de cinco mil máquinas, entre roteadores e switches, deverá estar pronto em outubro

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, está concluindo o edital de compra centralizada de ativos de rede para mais de 60 órgãos da Administração Pública Federal, cujo orçamento previsto é de R$ 180 milhões. Segundo o secretário Delfino de Souza, esta grande aquisição, que prevê a compra e registro de preço de mais de cinco mil equipamentos entre roteadores e switches, prevê a migração das redes do governo para o o IPV6 (novo endereçamento da internet), além de estar sendo criado Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) específicos para o governo, em Brasília.

 

“A SLTI é a proprietária e gestora da Infovia Brasilía, que são cerca de 80 quilômetros de fibras que interconecta todos os órgãos em uma rede privativa de governo. A Telebras está compartilhando parte dos recursos, e, juntamente com o Serpro, já fizemos os testes e acordo de cooperação com o NIC.br. Nós iremos ceder as fibras e o NIC.Br entrará com os investimentos para ativarmos um PTT IPv6. Pretendemos mobilizar todos os órgãos de governo para fazer a migração. Com esta compra esperamos resolver isto”, afirmou o secretário.

 

Fonte: (tele.síntese)