FAQ – Plone

14 de outubro de 2011 - 12:50

Página destinada a publicação de resoluções das principais dúvidas em relação ao template Plone.

 

Como eu faço login e logout do site?

Para logar no site e começar a editar, após o endereço (http://localhost:8080/seusite) basta colocar /login.

Exemplo: www.etice.ce.gov.br/login.

Para fazer o logout basta digitar /logout no final do endereço.

Exemplo: www.etice.ce.gov.br/logout


Como modifico a logomarca do orgão da página?

Primeiro você precisar entrar na interface do Zope (http://localhost:8080/seusite/manage) caso esteja trabalhando localmente.

No root folder do Zope você deve procurar por portal_skins e depois pela pasta custom. Lá você encontrará o arquivo “logo.jpg“, clique nele e você verá uma área de upload de arquivo, procure sua nova logo, faça o upload e depois clique em save changes.


Como coloco a logomarca da secretaria a qual sou vinculado no topo da página?

Primeiro você precisar entrar na interface do Zope (http://localhost:8080/manage) caso esteja trabalhando localmente. No root folder do Zope você deve procurar por portal_skins e depois pela pasta custom. Lá você encontrará o arquivo “back_top” clique nele e você verá uma área de upload de arquivo, procure sua nova logo, faça o upload e depois clique em save changes . Caso não funcione, você precisará alterar o código css do site. Na mesma pasta custom você encontrará um arquivo chamado “ploneCustom.css”e la você precisará encontrar um trecho do código representado abaixo:

#portal-header { color:#fff;  background:url(back_top.jpg) no-repeat; }

O que você precisa fazer é alterar o back_top.jpg por apenas back_top Clica em save changes.


Como altero os menus do lado esquerdo e direito?

Primeiro você precisar entrar na interface do Zope (http://localhosto:8080/manage) caso esteja trabalhando localmente.

No root folder do Zope você deve procurar por menu_contextual e lá você poderá alterar o código normalmente pois estar em formado HTML. O menu do lado direito é o arquivo chamado menu_fixo.


Como insiro coleção para listagem de notícias?

Para criar uma coleção, entre na pasta/estrutura em que gostaria de adicionar. No caso, entre na pasta “noticias” do Portal. Dentro de notícias utilize a opção Adicionar Item -> Coleção. Defina um nome para coleção, descrição e corpo de texto (introdução). Por exemplo: “Listagem de notícias”.

Defina agora como será a coleção. Deixe o campo “Limitar Busca” desmarcado para que todas as notícias sejam listadas (com paginação). Defina a quantidade de itens da listagem (será usado para paginação), por exemplo 10. Em seguida marque ou não a opção “Exibição em Tabela” de acordo com sua necessidade. Para obter uma lista mais simples, com apenas títulos, deixe desmarcado e prossiga.


Como insiro coleção para listagem de notícias?

Para obter uma lista com títulos e miniaturas, sem exibir datas e outros campos, deixe a opção desmarcada (em seguida será necessário mais um passo, mostrado abaixo) e prossiga. Para exibir uma tabela contendo o título e data da notícia, marque a opção e adicione os seguintes campos: “Título” e “Data de Criação” como campos da tabela. Salve a coleção.


Como insiro coleção para listagem de notícias?

Em seguida entre novamente na edição e acesse a nova aba “Critério”, ao lado da opção “Edição” no menu do topo. Aqui você definirá os critérios da busca. Insira um novo critério de acordo com a necessidade. No caso de exemplo, insira um critério de “Tipo de Item” e escolha “noticia”. Apenas notícias serão listadas. Escolha finalmente a ordem de criação. Os campos mais comuns são Data de Criação e Data de Modificação, sendo o primeiro o padrão usado no Portal do Governo (listagem por criação).


Como insiro coleção para listagem de notícias?

Pronto a coleção está pronta para uso (lembre de aprovar). Caso você tenha optado por uma listagem de títulos com miniaturas, você terá que fazer mais uma configuração. Acesse a opção “visão” da listagem. Clique na opção Exibição (ao lado de Adicionar Item), e na segunda parte (Exibição do Item) escolha Visão Sumária. Existem outras tipos de visões, aproveite para testar. Caso queira que a listagem seja a página principal da pasta, aproveite para fazer por aí também. Depois defina a coleção como visão padrão da pasta notícias.

por Marcelo Barros


Como altero informações do rodapé?

Para acessar as informações do rodapé acesse a interface zope, em caso de implementação local (http://localhost:8080/SEUSITE/manage).

Procure por “portal_view_customization”.

Depois “plone.footer”.

Lá você verá o código.


Como altero informações do mapa no rodapé? (Atualizado!)

Para editar a localização do mapa acesse a interface zope, em caso de implementação local (http://localhost:8080/SEUSITE/manage).

Procure por “map.html” para visualizar o código.

Acesse “http://maps.google.com/. Informe e busque o endereço do orgão.

No canto superior direito da página clique em “link”. Copie o código que começa por <inframe> até </inframe>

Substitua o trecho (<iframe width=”425″ height=”350″) por  (<iframe style=”position:relative; top:-10px; left:-10px; width: 515px;height: 470px”)

Save Changes!


Como altero informações do mapa no rodapé? (Atualizado!)

Procure no portal_skins / custon  por FotoPredio.jpg (para colocar a foto do orgão) e logoMapa.jpg (para colocar a logomarca do orgão)


Como insiro o windowZ no Plone (inframe)?

Primeiro você precisar colocar o produto windowZ na pasta products onde você instalou o Plone. Depois reinicie o servidor Zope (stop / start).

Utilize o browser para acessar o painel de controle (http://localhost:8080/seusite/plone_control_panel). Clique em produtos adicionais, e la selecione o produto windowZ e instale ele.

Agora na aba de adicionar ítem aparecerá um novo ítem (janela) e la você configura como será apresentada sua aplicação. No caso da Etice a largura que foi utilizada foi de 555px e depois basta colocar o endereço da aplicação externa no campo url do evento.


Como faço a instalação do Plone no Linux?

Baixe a versão 3.0.6 do Plone para Linux (plone.org)

Se quiser alterar o diretório de instalação edite o arquivo:
/root/Plone-3.0.6-UnifiedInstaller/install.sh

Alterando a linha:
PLONE_HOME=/opt/plone

executar a instalação:
cd /root/Plone-3.0.6-UnifiedInstaller/
./install.sh standalone

Alterar o arquivo:

/opt/plone-cidades/zinstance/etc/zope.conf
localize a linha <http-server> e altere a porta do zope para 80

Adicione o plone como serviço do linux:

cat > /etc/init.d/plone <<EOF
#!/bin/sh
case “$1” in
start)
/opt/plone/zinstance/bin/zopectl start
;;
stop)
/opt/plone/zinstance/bin/zopectl stop
;;
restart)
$0 stop
sleep 3
$0 start
;;
*)
echo “Usage: $0 {start|stop|restart}”
exit 1
;;
esac

exit 0
EOF

chmod 755 /etc/init.d/plone

apt-get install rcconf

rcconf

/etc/init.d/plone start


Envie suas dúvidas para Etice

Para mais informações sobre a migração para os templates Plone, favor enviar email para ricardo.donato@etice.ce.gov.br