Etice adere à gespública

9 de janeiro de 2012 - 10:40

Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização

 

No período de 26 a 30 de setembro de 2001, a ETICE realiza a 1ª autoavaliação da gestão.


Autoavaliação da gestão de uma organização significa verificar o grau de aderência das suas práticas de gestão em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP preconizado pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Dessa forma, a ETICE ao realizar a autoavaliação da sua gestão adere ao referido programa e de forma sistemática terá a oportunidade de fortalecer seu aprendizado organizacional, bem como de internalizar os princípios e práticas da gestão pública de excelência.

A autoavaliação em pauta refere-se ao instrumento de 250 pontos do GESPÚBLICA , ferramenta onde a ETICE responderá questões baseada em 8 critérios, cada um explorando um viés da organização, entre os quais: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadão, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultado.

 

Os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Cidadão e Sociedade representam o

PLANEJAMENTO que por meio da liderança,os serviços/produtos e os processos são planejados e as estratégias traçadas, atendendo as necessidades e expectativas dos Cidadãos, da Sociedade e da partes interessadas.
Os critérios Pessoas e Processos representam a EXECUÇÃO onde se concretiza a ação que transforma os objetivos da organização e as metas dos planos em resultados.
O critério Informação e Conhecimento representa o APRENDER para AGIR, onde a organização age para corrigir e melhorar suas práticas de gestão e, consequentemente, o seu desempenho.
O critério Resultado representa o CONTROLE, ou seja, é onde se torna possível avaliar o desempenho da organização, principalmente, no atendimento ao cidadão,na qualidade do serviço,no uso dos recursos,na gestão das pessoas e no relacionamento com a sociedade.

 

Uma vez que a ETICE adere a um tipo de programa como esse, ela se prepara para um processo de melhoria contínua cujo objetivo é chegar a um nível de excelência, ou seja, entra para o rol de empresas que segue o modelo de excelência em gestão Pública.

 

Fortaleza, 26 de setembro de 2011.

ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO CEARÁ – ETICE