Banda larga já chega a 61.300 escolas públicas

22 de junho de 2012 - 14:53

Programa sob a responsabilidade das concessionárias de telefonia conecta mais de 17 escolas por dia

Mais de 61.300 escolas públicas urbanas já estão conectadas à internet gratuita de alta velocidade. Segundo balanço de abril da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos quatro primeiros meses de 2012, as concessionárias de telefonia fixa, responsáveis pelo Programa Banda Larga nas Escolas, conectaram 2.078 novas escolas em banda larga, num ritmo de ativação de mais de 17 instituições por dia.

De acordo com o levantamento, do total de escolas conectadas, 37.064 são instituições municipais, 24.026 são estaduais e 258 federais. As escolas estão conectadas em velocidades acima de 2 Megabits por segundo (Mbps) e em alguns casos chega a até 10 Mbps. Pelo programa, as escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio terão acesso gratuito em banda larga durante 24 horas por dia até 2025.

A Telebrasil informa ainda que pesquisa divulgada recentemente por professor da USP, com base no Censo Escolar 2011, mostra que as escolas públicas estão mais conectadas em banda larga que as escolas privadas do País. Enquanto 84,5% dos colégios privados tem conexão à internet rápida, nas escolas públicas esse número sobe para 86,1% na rede municipal, 89,7% na rede estadual e 90,6% na federal.

Fonte: (tele.síntese)