Telebrasil: teles investiram R$ 4,7 bilhões no primeiro trimestre

22 de junho de 2012 - 15:55

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgou nesta segunda-feira ,18, um balanço dos aportes feitos pelas prestadoras de serviços de telecomunicações apenas no primeiro trimestre deste ano: a cifra chega a R$ 4,7 bilhões.

De acordo com a entidade, o dinheiro foi usado especialmente na ampliação e modernização de infraestrutura das empresas e na melhoria da qualidade dos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. O volume investido entre janeiro a março deste ano representa um crescimento de 43,9% em relação ao valor aportado no mesmo período do ano passado.

Neste período, o setor produziu R$ 53,1 bilhões em receita operacional bruta, ou seja, um crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, a receita operacional bruta do setor foi de R$ 201,2 bilhões, equivalente a 4,9% do PIB.

Impostos

O levantamento mostra também que desde 1998, ano da privatização dos serviços de telecomunicações, o setor já investiu R$ 255 bilhões; valor este que inclui o pagamento pelas outorgas de prestação dos serviços. Só no ano passado, o investimento foi R$ 21,7 bilhões, o segundo maior da história das telecomunicações. No campo tributário, durante o intervalo entre janeiro e março deste ano, os usuários dos serviços de telecomunicações já pagaram R$ 14,7 bilhões em tributos.

Segundo a Telebrasil, estes impostos recaíram diretamente sobre o cidadão e impactaram os preços dos serviços em mais de 45%. Esse total de impostos recolhidos e repassados integralmente aos cofres públicos é resultado de uma das mais altas cargas tributárias do mundo. A maior parcela desses recursos é recolhida pelos governos estaduais, que a título de ICMS arrecadaram R$ 8 bilhões de janeiro a março, o que corresponde a 10,7% de toda a arrecadação dos Estados com esse imposto no período.

Fonte: (teletime)