Itamaraty usará SMS para apoiar brasileiros no exterior

5 de julho de 2012 - 16:22

 

Projeto-piloto prevê envio de mensagem com números dos consulados para viajantes a outros países

 

Uma parceria entre a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores possibilitará o início de um projeto piloto de envio de mensagens para os brasileiros em viagem ao exterior. Ao chegar ao destino, eles receberão, a partir de hoje, SMS informando os números de telefones dos consulados brasileiros.


O projeto-piloto “SMS de boas vindas” foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores para facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência, com os consulados dos países visitados. A iniciativa conta com a cooperação das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

 

Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha. Após avaliação dos órgãos envolvidos no projeto, o projeto será implementado em outros destinos.


As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto-piloto. As centrais de atendimento das prestadoras de telefonia móvel e da Anatel estão preparadas para dar orientações aos usuários sobre o projeto.


As mensagens terão os seguintes conteúdo:


Espanha – Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada.


Portugal – Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada.

 

 

Fonte: (Tele.síntese)