Conexão sem fio gratuita em instituições de ensino chega ao Brasil

10 de julho de 2012 - 09:37

 

O eduroam será gerido no país pela RNP e beneficiará mais de um milhão de pessoas


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acaba de ser reconhecida como Roaming Operator (RO) do eduroam no Brasil, o que a credencia formalmente como organização responsável pela gestão e operação do serviço no país. Com previsão de lançamento no Brasil no segundo semestre de 2012, o eduroam é uma iniciativa internacional que oferece conexão sem fio gratuita através de Single Sign On (SSO) – ou seja, a utilização de uma única credencial (login e senha) para se conectar – em instituições de ensino superior e pesquisa. O acesso também será permitido no exterior, em instituições acadêmicas que integrem a iniciativa. A expectativa da RNP é beneficiar mais de um milhão de pessoas vinculadas a estas instituições em todo o território nacional.


Criado há dez anos, o eduroam é formado por centenas de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo. Atualmente, o eduroam está presente em 54 países, estando a maior parcela na Europa, e possui 5.637 pontos de acesso. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa eduroam internacional.


Recentemente, a RNP também foi convidada para integrar o Eduroam Governance Committee (GeGC) como uma das representantes do eduroam na América Latina. Responsável pela modelagem e estruturação do novo serviço, Leandro Guimarães, Gerente de Serviços da RNP, foi indicado como representante da instituição e participou da oitava reunião do GeGC, em Reykjavík, na Islândia, sendo a primeira reunião presencial com os membros do Comitê.

 

 

Fonte: (tele.síntese)