II Fórum Internet do Brasil

16 de julho de 2012 - 10:47

Entre os dias 03 e 05 de julho o Diretor de Cidadania Eletrônica da ETICE, Paulo Mendonça, participou do II Fórum da Internet no Brasil, realizado na cidade de Olinda-PE, tendo entre os participantes, empresas, acadêmicos e técnicos envolvidos nos debates a respeito da internet no Brasil.

Durante o evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foram discutidos temas como: Garantia de Direitos na Rede e Marco Civil da Internet, Propriedade Intelectual na Rede, Banda Larga no Brasil e Inclusão Digital, Conteúdos e Plataformas Nacionais na Rede Mundial e Governança Global da Internet.

 

No segundo dia do Fórum, cerca de mil pessoas participaram de forma presencial e na rede das discussões sobre os entraves e avanços da Internet no Brasil, destaque para a participação de representantes do Norte, que reclamaram da dificuldade de acesso à internet de banda larga na região, principalmente grupos de etnias indígenas, que pediram acesso gratuito como meio de estimular a inclusão digital. Falhas nos Telecentros também foram apontadas nos debates.

 

Durante terceiro dia ocorreram diversas conferências sobre um tema livre, proposto por qualquer participante, e onde todos debateram horizontalmente, repetindo o espírito autoral e colaborativo proposto pela Rede Mundial de Computadores. Na oportunidade a Sociedade Civil decidiu organizar a oficina de Inclusão Digital que estava sendo realizada e organizada pelo governo federal via Ministério das Comunicações/Secretária de Inclusão Digital. Ficou definido que a mesma será realizada na cidade de Porto Alegre no início de dezembro.

 

No final do evento o CGI.br  informou que publicará em breve um relatório colaborativo com os resultados e propostas do 2º Fórum.

 

No encerramento, foi lida a Carta de Olinda em Defesa do Marco Civil da Internet no Brasil, que já tem 400 assinaturas de pessoas e entidades ligadas ao movimento de defesa de uma internet com livre acesso para todos, bem como sua regulamentação.

 

Participe: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=olinda

 

Assessoria de Comunicação da ETICE

Caio Pinheiro

Telefones: 31016607 – 87024444