Decisão da UE sobre banda larga prejudica pequenas empresas

17 de julho de 2012 - 15:16

Comissão Europeia desiste de obrigar teles a cobrar menos de pequenos provedores pelo aluguel de suas redes

A Comissão Europeia desistiu de obrigar as grandes operadoras de telecomunicações a cobrar menos de empresas menores pelo uso de capacidade em suas redes, mudando o curso de seus esforços para estimular a ampliação de banda larga a partir de fibra ótica.

O argumento era de que a única maneira de fazer com que as operadoras retomem o ritmo de investimentos para construir mais rapidamente redes de fibra é tornar o aluguel das linhas de cobre menos lucrativo.
A proposta desagradou as grandes operadoras, que chegaram a tachar a ideia como “simplesmente louca”. A nova posição, divulgada nesta quinta-feira (12), agradou as teles europeias, mas foi criticada pelos pequenos provedores.

Já governos e autoridades europeias não escondem suas preocupações com a possibilidade de que a economia da região fique atrás da Ásia e dos EUA por conta da falta de conectividade de banda larga. As pessoas conectadas no Europa já são em menor número que no Japão, que tem população menos numerosa.

Fonte: (tele.síntese)