Visita do MCTI para fiscalizar o Cinturão Digital

20 de julho de 2012 - 15:25

Entre os dias 9 e 13 de Julho a (ETICE) recebeu a visita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – (MCTI), representado por dois Analistas Técnicos de Projetos de Inclusão Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – (SECIS). O objetivo da viagem era visitar a maior e mais veloz rede pública de banda larga do Brasil, o Cinturão Digital do Ceará – (CDC) e escrever um relatório das condições.

Na terça-feira dia 10 os analistas visitaram pontos do CDC em Caucaia, Pecém, Ceará Portos e Hospital Geral de Fortaleza. Na quarta-feira o Presidente da ETICE, Fernando Carvalho, junto com a comitiva do MCTI viajaram até as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Em Juazeiro visitaram a estação da ETICE, localizada no terreno da Companhia de Eletricidade do Ceará – (COELCE), sendo esta a 2ª mais importante, dispondo de infraestrutura com câmera e ar condicionado dentro dos armários (racks) para armazenar switchs, nobraks, DGOs. “Os armários do CDC são muito bons, tudo muito claro e limpo, os cabos ópticos são todos etiquetados” destacou o Analista Técnico Cezário Bezerra do MCTI. Também foram ver uma torre na Cagece com rádio Wimax – última milha: As torres tem 30, 45 e 60 metros. “Para garantir a sustentabilidade do projeto as torres ficam em terrenos do estado” afirmou o presidente da ETICE. Outro local visitado foi o Hospital Regional do Cariri, onde foi feita uma videoconferência com o Hospital Geral Waldemar de Alcântara – (HGWA), à uma distância de 560km de Fortaleza. Os demais locais visitados foram: Crede 19, Liceu Aderson Borges de Carvalho e o Trecho 8 no Crato.

Na quinta-feira foram ao Centro de Eventos do Ceará onde estava acontecendo o evento Promovido pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014, em parceria com o Governo do Ceará, através da Secretaria Especial da Copa 2014, o Seminário de Operações de Estádios. Ao todo, mais de 200 pessoas das 12 sedes participaram da programação. No último dia viajaram novamente, até as cidades de Sobral, Tianguá e Viçosa do Ceará. Destaque para a visita à Secretária da Fazenda – (SEFAZ), onde foi possível observar a sala de monitoramento do Scanner de caminhões. “Houve uma grande evolução de 2011 para 2012, as condições de uso do Cinturão são excelentes” disse um dos Analistas do MCTI.

Saiba mais sobre o MCTI no website

 

Assessoria de Comunicação da ETICE – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Caio Pinheiro

Telefone: 3101-6607