Mercado de pagamento NFC superará US$ 180 bilhões em 2017

25 de julho de 2012 - 15:33

Ano de 2011 foi um divisor de águas para a tecnologia, mas varejo ainda não está comprometido com adoção, aponta estudo

O mercado de pagamentos móveis NFC superará os US$ 180 bilhões no mundo em 2017, quando a tecnologia estiver disponível por padrão nos dispositivos móveis, conforme pesquisa da Juniper Research. A América do Norte, Este Europeu e China contribuirão com 90% do total.

De acordo com o levantamento, o ano de 2011 foi o grande divisor de águas para o NFC porque padrões de infraestrutura foram concluídos, operadoras de redes móveis estão comprometidas com o mercado e já realizam projetos pilotos com instituições financeiras. Mas o mais importante para a expansão desse mercado, assinala a Juniper, foi o lançamento de smartphones habilitados com NFC por quase todas as companhias de manufatura. O gigante Google, por sua vez, deu o pontapé inicial ao NFC ao lançar sua carteira digital nos Estados Unidos.

O relatório alerta, no entanto, que falta preparação de parte do ecosistema para a futura adoção do NFC. Em particular o varejo está pouco convencido dos benefícios do pagamento por NFC e resistem a investir na tecnologia. Para mudar esta realidade, as operadoras terão que fazer um exercício de esclarecimento e propor formas de compartilhar ganhos para conquistar o compromisso do varejo com a tecnologia.

“O potencial do mercado de NFC só será atingido se todos os que integram o ecosistema estiverem igualmente comprometidos”, afirma Windsor Holden, um dos autores do estudo.

 

 

Fonte: (tele.síntese)