Google aceita mudar resultados de buscas e está perto de fechar acordo com UE

26 de julho de 2012 - 15:14

O Google está perto de chegar a um acordo com a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, sobre os resultados de busca apresentados por seu serviço. De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, a empresa teria aceitado a proposta do órgão que regulamenta a internet na região, para alterar seu algoritmo de buscas, ou seja, concordou em fazer modificações na forma como os resultados de buscas são apresentados. A Comissão Europeia iniciou sua investigação contra o Google em maio deste ano, sob a alegação de violação da lei antitruste.

A empresa, porém, não revelou quais alterações serão aplicadas ao serviço. As quatro áreas apresentadas pela comissão são: como o Google favorece seus serviços em seus resultados de busca; como ele exibe o conteúdo de outros sites; como ele gerencia os anúncios que aparecem ao lado de seus resultados de busca e como suas ações afetam a capacidade dos anunciantes comprarem espaço em redes rivais.

O acordo afasta a possibilidade de a empresa ser multada em até 10% da sua receita anual, algo em torno de US$ 3,8 bilhões com base em seu balanço do ano passado.

No início de julho, o Google enviou carta ao vice-presidente da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, oferecendo sugestões para lidar com as quatro áreas listadas pelo órgão regulador. Um porta-voz do escritório de Almunia disse ao jornal britânico que ele considerou as propostas do Google como uma boa base para novas negociações e que chegou a um bom nível de entendimento com o gigante das buscas. “Em breve, haverá discussões em níveis técnicos”, disse o porta-voz . “Esperamos que este processo leve soluções às preocupações.” O Google não quis se pronunciar, dizendo apenas que continua a trabalhar em cooperação com a Comissão Europeia.

O Google também enfrenta outras ações judiciais nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Índia.

 

 

Fonte: (ti inside online)