Bernardo quer padrão europeu de atendimento na telefonia celular

2 de agosto de 2012 - 16:07

Ministro afirma que punição das operadoras aplicada pela Anatel é um importante passo para isso

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse acreditar também que as punições aplicadas pela Anatel a empresas móveis representam um importante passo para que, futuramente, elas ofereçam “padrão de atendimento europeu” aos consumidores.  A declaração foi dada em entrevista ao Programa 3 a 1, da TV Brasil, que vai ao ar nesta quarta-feira (1º) às 22h.


“As empresas terão de ampliar [os investimentos] porque o Brasil é um mercado que continuará como o queridinho delas. Agora queremos padrão europeu de atendimento”, disse Paulo Bernardo. Ele acrescentou que, pelas informações a que teve acesso, os planos apresentados pelas empresas têm evoluído significativamente, depois de seguidas reuniões com a Anatel.


Segundo ele, um dos fatores que resultaram na punição das empresas foi a pane em alguns call centers. “Com isso, as reclamações foram dirigidas [diretamente] à Anatel”, disse. “O volume de ocorrências, que inclui chamadas não contempladas ou que caem, ou mesmo dificuldades para a obtenção de sinais, aumentou de tal maneira que a Anatel teve de mostrar de que lado estava. Se estava do lado das empresas ou do consumidor.”


Desde o dia 23 de julho, está em vigor a proibição da venda de linhas de telefonia celular e internet em 19 unidades federativas para a operadora TIM, em cinco para a Oi e em três para a Claro, conforme determinação da Anatel.


De acordo com o ministro, a agência está focada na melhoria do ambiente regulatório e de negócios, e também em atender às demandas do consumidor. “A Vivo não foi punida, mas está sendo cobrada porque também terá de aumentar os investimentos”, acrescentou.

 

Fonte: (tele.síntese)