Governo cria empresa nuclear ligada à Marinha

9 de agosto de 2012 - 15:56

Objetivo da Amazul é absorver e desenvolver tecnologias necessárias à construção do submarino atômico

O governo autorizou a criação da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defasa S.A. com o objetivo de promover, desenvolver, absorver, transferir e manter tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB), sobretudo a construção do submarino atômico. Vinculada ao Ministério da Defesa, a constituição da Amazul se dará por meio da cisão parcial da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), também ligada ao Comando da Marinha.


A nova empresa terá sede em São Paulo e pode participar minoritariamente do capital de indústrias privados. A Amazul terá recursos oriundos de dotações orçamentárias; do Fundo Naval a ela destinados pelo Comando da Marinha; receitas decorrentes da exploração de direitos autorais e intelectuais; recursos provenientes do desenvolvimento de suas atividades, de convênios, ajustes ou contratos e rendimentos decorrentes de sua participação em outras
Empresas.


O quadro inicial de pessoal da Amazul será composto pelos atuais empregados da Emgeprom que desempenhem atividades no âmbito do Programa Nuclear da Marinha (PNM). A empresa poderá abrir filiais no exterior.

 

Fonte: (tele.síntese)