Brasil é 2º país na América Latina a fazer parte de rede internacional

10 de agosto de 2012 - 17:06

A partir da próxima terça-feira, 14, a rede internacional de conexão sem fio Eduroam passa a funcionar também no Brasil. O serviço, operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), oferece acesso à internet para alunos, professores e funcionários vinculados a universidades ou instituições de pesquisa.

A ideia do Eduroam é fornecer uma rede gratuita e segura para pesquisadores e outros membros da comunidade acadêmica em qualquer instituição em que estiverem. O objetivo é facilitar o acesso a informações e aos serviços online mesmo que a pessoa esteja fora de sua instituição de origem. De acordo com a RNP, mais de um milhão podem ser beneficiados.

Para ter acesso à Eduroam, a instituição deve ser federada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A partir daí, com o pagamento de uma mensalidade, passa a fornecer o acesso. Hoje, o serviço possui 5.637 pontos de acesso  em 54 países, a maior parte na Europa. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa.

Fonte: (ti inside online)