Etice firmará convênio com a RNP para a conexão de Instituições de Ensino Superior ao CDC

23 de agosto de 2012 - 20:48

Por ocasião da visita do Ministro Marco Antonio Raupp da Ciência, Tecnologia e Inovação ao Governador Cid Gomes, nesta quinta-feira 23/08/2012, a Etice firmará convênio com a Rede Nacional de Pesquisa-RNP para conexão de todas as instituições públicas de ensino superior do interior do Estado ao Cinturão Digital do Ceará-CDC.

A RNP ampliará a capacidade de transmissão do CDC e estenderá os enlaces de fibra ópticas e rádio até os campi das instituições. As universidades federais, estaduais e o Instituto Federal de Ensino Tecnológico serão beneficiadas. Ao todo serão conectados 50 novos pontos com banda larga de 100 a 1.000 Mbps. As universidades federais, estaduais e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará serão beneficiados. O convênio prevê também o compartilhamento de infraestrutura de fibras ópticas na Capital, ampliando o alcance da rede Gigafor. A RNP realiza investimento da ordem de R$11 Milhões em equipamentos de transporte de dados (DWDM), comutadores (switches), rádios digitais (Wimax) e instalação de novos cabos de fibras ópticas.

Assessoria de Comunicação da ETICE

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – (caio.pinheiro@etice.ce.gov.br) – 3101-6607

Caio Pinheiro