Empresas de Internet serão obrigadas a entregar 60% da velocidade contratada

10 de setembro de 2012 - 13:53

Já a partir do próximo mês, as empresas que fornecem serviços de internet vão ser obrigadas a entregar, em média, 60% da velocidade contratada. Em qualquer momento do dia, a conexão tem que ter uma velocidade de pelo menos 20% do contratado pelo cliente. A determinação foi apresentada na manhã desta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff no programa “Café com a Presidenta”.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai medir a velocidade e a estabilidade das conexões de banda larga fixa contratadas pelos consumidores em todo o país. A decisão atende a decreto da presidente que determina a avaliação e o monitoramento dos serviços de internet oferecidos pelas empresas. A Anatel está cadastrando voluntários para receber os aparelhos que vão medir a qualidade da internet e as empresas terão que cumprir as metas estabelecidas pela Agência.

A exigência de qualidade vai aumentando até chegar a outubro de 2014, quando as empresas vão ter que fornecer, no dia, uma média de 80% do que foi contratado pelos clientes, segundo Dilma. “Por exemplo, se uma pessoa paga por uma internet com velocidade de 10 mega, a empresa vai ter que fornecer, no mínimo, 2 mega para esse cliente em qualquer horário, e a velocidade média do dia tem que ser de pelo menos 6 mega”, explicou.

De acordo com Dilma, é uma preocupação do governo o acesso à internet rápida, de qualidade e com uma conexão estável. O Brasil tem, hoje, 78 milhões de conexões de banda larga, sendo que 59 milhões são de internet móvel, via celulares e computadores portáteis. As outras 19 milhões de conexões são em banda larga fixa.

A presidente explicou que a determinação foi baseada nas solicitações de consumidores que reclamaram da velocidade e da estabilidade das conexões, reclamavam que pagavam e que não recebiam pelo serviço pago. “Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço. Foi para mudar essa situação que a Anatel estabeleceu metas de qualidade. A partir de agora, estamos cobrando qualidade das empresas que prestam o serviço de banda larga”, destacou.

Cadastro de voluntários

Para medir a qualidade da banda larga, a Anatel está cadastrando voluntários de todo o país, que vão receber pequenos aparelhos para medir a velocidade e a estabilidade da internet durante o dia. Quem quiser participar do programa pode se inscrever no site www.brasilbandalarga.com.br.

A partir deste cadastro, vai ser feito um sorteio para escolher as 12 mil pessoas de todo o país que vão receber esse aparelho em casa, de graça. “Esses dados vão ajudar a Anatel, o país e o governo a fazer um mapa sobre como está funcionando a internet em todo o Brasil”, explicou.

A oferta de internet continuará aumentando, segundo Dilma. Segundo ela, com o Plano Nacional de Banda Larga, o governo pretender levar internet rápida, com preço acessível para as famílias brasileiras. Em 2011, mais de 6 milhões de residências passaram a contar com o serviço de banda larga, segundo ela.

SERVIÇO:

Cadastre-se para ser voluntário da Anatel:  http://www.brasilbandalarga.com.br/

Acompanhe o “Café com a presidenta”: http://cafe.ebc.com.br/

Fonte: (O Povo)