Brasil e Citel defendem mudanças no roaming internacional

21 de setembro de 2012 - 16:00

Os preços devem ser competitivos e não discriminatórios

Os países americanos aprovaram, na reunião da Citel (Comissão Inter-Americana de Telecomunicações) realizada na semana passada em San Salvador, algumas mudanças para o roaming internacional, mudanças essas que serão apresentadas na Conferência Mundial de Telecomunicações da UIT, que ocorrerá em dezembro próximo em Dubai.

Entre as propostas aprovadas por consenso entre os países das Américas, está a que os estados membros devem fomentar iniciativas para que os serviços em roaming tenham preços competitivos e não discriminatórios.

Foi aprovada também por consenso uma recomendação para que os países sem litoral possam ter acesso aos cabos submarinos internacionais.

Eficiência Energética

Mas o Brasil vê com cautela qualquer inclusão nos Tratados Internacionais de Regulação (ITRs), os principais documentos a serem aprovados na conferência, de teses sobre “eficiência energética” dos equipamentos. O país teme que por trás deste argumento sejam criadas restrições comerciais e imposições de normas de conformidade estrangeiras.

 

 

Fonte: (tele.síntese)